Reiki,  Técnicas de Reiki

Meditação Gassho para a paz interior

Meditação Gassho - Tao do ReikiA meditação Gassho é uma das primeiras técnicas de Reiki. É o que nos permite esvaziar a mente e fazer vibrar os cinco princípios que nos levam à elevação da consciência. Esta meditação pode ser realizada no tempo que o praticante achar conveniente, no entanto vinte a trinta minutos será ideal para encontrar a sua paz de espírito e renovação.

Para que mais facilmente possam praticar a meditação, experimentem esvaziar por completo a mente. Parece ser algo difícil de alcançar mas com a prática constante e o desapego, torna-se possível.

  • Visualizem o interior da cabeça como sendo uma sala
  • Esvaziem a sala por completo
  • Pintem as paredes de branco, o chão e o teto de branco
  • Verifiquem se tudo está vazio
  • Permaneçam nesse vazio

Usando esta técnica facilmente perceberão a vossa intuição, assim como darão maior tranquilidade à mente, fazendo com que não haja um fluxo tão grande de pensamentos. Esta técnica pode ser usada a partir do ponto 3 da meditação Gassho.

Meditação Gassho

  1. Sente-se confortavelmente, pés bem assentes no chão, para que a energia flua, costas direitas, queixo ligeiramente inclinado para baixo
  2. Coloque as mãos em posição Gassho (mãos juntas) encostadas ao chakra cardíaco
  3. Concentre a atenção no ponto onde os dois dedos médios se encontram
  4. Mantenha-se no aqui e agora, respire suavemente, fazendo uma respiração completa
  5. Se a sua mente lhe transmitir pesamentos não vá atrás deles, não os siga, deixe eles sairem e volte a concentrar-se no ponto onde os dois dedos médios se encontram
  6. Recite os cinco princípios, fazendo-os vibrar do interior para o exterior, pausadamente
    1. Só por hoje, sou calmo
    2. Confio
    3. Sou grato
    4. Trabalho honestamente
    5. Sou bondoso
  7. Deixe-se estar nesse vazio, apenas preenchido pela vibração dos cinco princípios
  8. Quando quiser, abra os olhos e traga essa vibração para o seu dia

Pode praticar a meditação Gassho sempre que queira, para alívio do excesso de pensamentos, perturbação emocional ou dores de cabeça. Tente compreender a causa do seu problema e não apenas o sintoma. Com o vazio e a vibração dos cinco princípios, compreendemos com maior lucidez o que possa ser uma questão. Os bons resultados atingem-se com muita prática.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • Dulce Santana

    Grata João!
    Precisava de ler isto … este esvaziar …
    O ruido interior é por vezes tão estridente que se torna complicado ir até esse recanto de nós!
    Grata

  • Angela Vêscovi

    Simples, mas poderosíssima…não vivo sem meditar!

    Grata João pela troca tem sido muito bom para o meu crescimento acompalha-los e vários acontecimentos marcaram desde que me inscrevi ao site.

    O mais incrível foi no Dia Internacional do Reike ” ganhar” uma reciclagem de iniciação…senti um chamdo muito intenso.

    Uma outra questão que me chamou atenção foi o curso em Terapeuta em Reike. Ano que vem pretendo ir à Portugal e vou procura-los. Sei que no Brasil temos exelentes mestres de Reiki como o Jonny D” Carlli, mas a conexão foi com vcs e sempre sigo onde a tomada ligou, rsrsr.

    Abs reikianos,

    Angela Vêscovi

  • Rogério

    Eu faço meditação Gasho assim: Num ambiente silencioso, sente com as suas mãos juntas e em prece, com todos os seus dedos juntos, no seu centro de força cardíaco, no centro do seu peito.
    Feche os seus olhos e foque a sua atenção no ponto onde os seus dedos médios se tocam. E fique assim o tempo que for necessário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.