Inspirador,  Reiki

as lições do bambu para praticantes de Reiki

220px-Morihei-Ueshiba

Da alimentação às flautas Shakuhachi, algo temos a aprender com as lições do bambu e o segredo da sobrevivência desta planta. No Reiki, dizemos que temos que ser como um bambu. O que será que realmente esta expressão quer dizer?

“Tudo, mesmo as montanhas, rios, plantas e árvores, devem ser o teu professor.” ~ Morihei Ueshiba

O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, tinha uma perspectiva muito natural sobre o comportamento de uma pessoa – a sua aprendizagem devia seguir a observação da natureza, encontrando a razão de ser do Universo e da Vida, assim como da atitude compassiva e do Amor. Em muito a sua filosofia de vida toca a do Reiki.

As lições do bambu

No TEDxTokyo 2011, Garr Reynolds apresentou “Lessons from the Bamboo”. Uma apresentação muito viva e estimulante para aprendermos as lições do bambu. Estes foram os seus tópicos inspiradores:

  1. Lembra-te – o que parece fraco é forte – não tens que ser grande para ser forte. A força está na luz, na bondade e compaixão.
  2. Curva-te mas não quebres – sê flexivel, compreende os limites, permite fluir com o rio
  3. Profundamente enraizado mas flexível – Nos ventos fortes, o bambu consegue manter-se no mesmo lugar sem se partir. O enraizamento é também importante para sabermos onde pertencemos.
  4. Abranda a mente ocupada – “Não conseguimos ver o nosso reflexo na água corrente. É apenas na água calma que o conseguimos ver” ~ Provérbio Taoista. Mente limpa permite-nos perceber melhor o que temos, sentimos.
  5. Está sempre pronto – “O guerreiro, como o bambu, está sempre pronto para a acção.” ~ Kensho Furuya
  6. Encontra sabedoria no vazio – Estar no vazio não é ser vazio de Ser. É ter uma consciência tranquila, serena e receptiva ao que nos rodeia. Numa tela vazia podemos criar um quadro.
  7. Empenha-te no crescimento e renovação – “Mesmo um bambu de 100 pés consegue progredir mais um” – Provérbio Japonês. Seguindo a sabedoria da natureza, todos temos um período de renovação, todos temos um Inverno. Ao encontrarmos esse Inverno, não podemos baixar os braços. A Primavera surgirá.
  8. Expressa a tua utilidade através da simplicidade – “O bambu e a sua simplicidade expressa utilidade. O homem devia ser igual.” ~ Kensho Furuya
  9. Liberta o teu poder de renovação – “cai sete vezes, levanta-te oito” ~ Morihei Ueshiba

A um praticante de Reiki, estas lições do bambu chamam-nos a atenção para as virtudes e condições que temos em nós que desenvolver. Somente sendo vazios é que podemos veicular Reiki, deixando-o fluir como um rio. Mente limpa e coração predisposto, esse deve ser o nosso estado interior, onde o ego não toma lugar e o coração está disponível incondicionalmente.

bamboo

“Estuda os ensinamentos do pinheiro, do bambu e da flor de cerejeira” ~ Morihei Ueshiba

Há todo um universo ao nosso redor para observar e com ele crescer. Não podemos esquecer que somos feitos da mesma matéria que um pinheiro, um bambu ou um rio. Quanto mais naturais aprendermos a ser, mais naturalmente a nossa vida se encaminhará para a felicidade.

O bambu ensina-nos a flexibilidade, adaptabilidade e resiliência.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.