As energias negativas ou talvez não

liberdadeEnergias negativas são uma constante preocupação para qualquer praticante de Reiki ou de outras práticas que envolvam energia. Algumas questões chegam mesmo a bloquear a prática ou provocar algum receio. Onde estará o limite e até que ponto energias negativas são mesmo negativas.

Na prática de Reiki, todo o processo de captação de energia é simples. O praticante está sintonizado no Reiki, por isso mesmo, quando realiza o Gassho, a ele vem essa energia em específico e não qualquer outra. Mantendo a sua mente afastada de questões e o seu coração predisposto nada há a preocupar – o Reiki flui.

O seu fluxo é simples, entra pelo chakra da coroa, o topo da cabeça, circula até ao coração e daí para os chakras das mãos, percorrendo também todo o corpo e saindo pelos pés. A saída pelas duas mãos indica também a ausência de polaridade.

Por aqui vemos algumas questões resolvidas – Quando sintonizado, concentrado no Reiki, apenas Reiki flui, sem polaridade, num trajecto de cima para baixo.

Quando alguém se sente mal

São raras as situações mas podem acontecer. Ao passar Reiki a outra pessoa, o praticante pode sentir-se mal. Ele não está a receber energia negativa vinda do Reiki, tal é impossível. É como se estivessemos a ouvir duas rádios de frequências diferentes ao mesmo tempo, no mesmo rádio, na mesma coluna. Este sentir pode ter várias razões. Pode o praticante não estar equilibrado e o próprio Reiki lhe mostrar as situações a resolver, pode estar a fazer espelho da questão que o seu paciente apresenta ou é o contacto da sua aura com a aura do paciente que provoca esse mau estar.

Apesar do Reiki fluir sempre na mesma direcção, as auras estão em constante contacto e poderão realizar trocas energéticas. Essas trocas podem sempre despoletar reacções.

Como reagir nesse caso?

Enraizem-se, afastem as mãos ligeiramente ou mudem de posição, (se quiserem sacudam as mãos, uma de cada vez, para libertar o excesso de energia) e verifiquem a vossa ligação ao Reiki. Mantenham a calma e sintam o fluir do Reiki de cima para baixo. Interiormente digam que compreendem a situação e que de momento apenas o Reiki irá fluir, objectivamente, sem ligações à outra pessoa.

Será que o praticante de Reiki pode enviar energias negativas?

Reiki nada tem a ver com energias positivas ou negativas, é a energia vital que está em todo o lado. Se o praticante alguma vez passar “energia negativa” é a sua, acumulada na aura, por não se ter equilibrado ou limpo convenientemente.

Uma outra perspectiva sobre energias negativas

Na questão das energias negativas, devemos sim mudar a nossa consciência e percepção. Não existem energias negativas, ou seja, algo que faz mal por si mesmo, existe sim é energia com uma frequência mais baixa, mais densa, que sim nos poderá provocar mau estar ou mesmo doença. Nos conceitos taoistas sobre energia, chama-se a esse tipo de energia mais densa, a energia Yin, que é energia terra. Nada tem a ver com energia negativa, é apenas energia com uma outra frequência, que também faz parte do equilíbrio do universo mas que se for acumulada em excesso poderá ser prejudicial. Tendo uma outra postura sobre a energia, aprendemos a não nos apegarmos a essas sensações e deixar que elas nos prejudiquem.

Sintam, resolvam mas, não se apeguem ao que sentem. A compreensão traz iluminação.

A MENTE E SUAS PROJECÇÕES SÃO INOCENTES

“O tipo de interacção que acontece entre a mente e a percepção é tomada como sagrada e natural. É sagrada porque é natural, quase mecânica. O fogo queima, a água cria humidade, o vento sopra, o espaço acomoda. As situações que ocorrem naturalmente não são tomadas como ameaças. Fundamentalmente, elas não possuem nenhuma qualidade maligna, negativa ou samsárica que nos atraia para um mundo confuso.

A mente e suas projecções são inocentes. São muito ordinárias, muito comuns e muito simples. O vermelho não é mal, o branco não é divino; o azul não é mau e o verde não é divino. O céu é o céu, a pedra é a pedra, a terra é a terra, as montanhas são as montanhas. Eu sou o que eu sou e você é o que você é. Portanto, não há obstáculos específicos para experimentar o mundo apropriadamente, e nada é tomado como problemático”.

~ Chögyam Trungpa Rinpoche, em “The Tantric Path of Indestructible Wakefulness”

2 thoughts on “As energias negativas ou talvez não”

  1. Também termos conhecimento do mundo espiritual/energético que nos rodeia e onde mergulhamos será útil e necessário. Cada pensamento e emoção entra em sintonia com outros pensamentos e emoções com os quais se afiniza. Semelhante atrai semelhante. Precisamos ter em conta que também existem mentes escravas de pensamentos negativos, as chamadas obsessões. Os praticantes de qualquer terapia energética devem ter conhecimento das dimensões espirituais da vida.

    1. Completamente de acordo Elisabete. Muito importante entender as outras energias, mas infelizmente a maior parte dos Mestres iniciam sem explicar isso. Muita LUZ. Ana Luisa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.