Chujiro Hayashi celebração do nascimento de um grande Mestre de Reiki

Chujiro_Hayashi_LChujiro Hayashi foi médico e oficial da Marinha Imperial Japonesa, Mestre de Reiki iniciado por Mikao Usui. Chujiro Hayashi 林 忠次郎 nasceu a 15 de Setembro de 1880, em Tóquio, e fez a sua passagem a 11 de Maio de 1940. Segundo o Mestre Hiroshi Doi, Recebeu o Shinpiden em 1925, ano 14 de Taisho. Abriu a sua primeira clínica de Reiki em Shinano Machi, Tokio. Após a passagem do Mestre Mikao Usui, fundou a Hayashi Reiki Kenkyukai – Associação de Reiki Hayashi. Foram formados 13 mestres, sendo Hawayo Takata um deles.

Da sua vida profissional e pessoal, sabemos que se formou em 1902 na Academia Naval Japonesa. Hayashi era casado com Chie (1887), tendo dois filhos – Tadayoshi (1903) e Kyoe (1910). Em 1935 tinha a sua escola e clínca de Reiki no número 28 Higashi-shinano-cho, em Yotsuya, Tóquio. Nas clínica tinha dez marquesas onde os pacientes recebiam tratamento, aplicado por dois praticantes. O seu ensino espalhou-se por todo o Japão. Em 1938 ensinou Chiyoko Yamaguchi que ensinou ao seu filho Tadao Yamaguchi, fundador do Jikiden Reiki, uma das vertentes mais diretas do Reiki. Os níveis na escola de Hayashi eram dividos em Shoden, Okuden-Zenki, Okuden Koki e shinpiden, onde o aluno atingiria o Shihan Kaku (Mestre em estágio) e posteriormente o grau de Shihan (Mestre). No Japão a aplicação de Reiki era um pouco diferente da que realizamos no ocidente. Por exemplo, a postura mais frequente era a Seiza, algo bastante exigente para nós ocidentais, com menos flexibilidade. É notável também saber que muitas das aplicações enquanto terapia eram feitas em pares, o que pode indicar o trabalho de equipa que o Mestre exigia.

O Mestre Hayashi referia que deviamos ter uma prática constante, usando a metáfora do ribeiro de águas turvas. “Quando observamos a superfície de um ribeiro, a sua água é limpa e cristalina. Se agitarmos o seu fundo, o lodo vem ao de cima. Se retirarmos esse lodo, o ribeiro voltará a ter um aspecto limpo”. Repetindo várias vezes teremos um ribeiro de águas cristalinas. Assim é o nosso canal energético e o efeito do Reiki na eliminação das nossas toxinas.

chujiro Hayashi

Após o falecimento de Chujiro Hayashi, a senhora Chie Hayashi sucedeu na liderança da escola Hayashi Reiki Kenkyu-kai, por todo o japão. A partir de 1941 passaram a ser realizadas cerimónias budistas em memória de Hayashi. Na visita de 1952 da Mestre Takata à celebração, Chie Hayashi pediu que desse continuidade à escola mas Takata declinou, mantendo-se no Havai.

Neste dia 15 de Setembro de 2013, celebramos o nascimento deste grande Mestre. Honramos Chujiro Hayashi por todo o crescimento que trouxe ao Reiki, honrando assim os princípios do Mestre Mikao Usui e do Usui Reiki Ryoho. A Associação Portuguesa de Reiki, honrando o seu trabalho, institui o Prémio Hayashi de Investigação Reiki a todos os trabalho no campo académico e científico.

Quem queira pode, na sua meditação Gassho, do dia 15 de Setembro, agradecer a este grande Mestre pelos seus ensinamentos.

 

1 thought on “Chujiro Hayashi celebração do nascimento de um grande Mestre de Reiki”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.