Reiki

Desenvolver o sentir a energia

Sentir a energiaSentir a energia pode ser um grande desafio para qualquer praticante de Reiki. Não fomos habituados a sentir, mais a pensar. O que penso, como penso, porque penso mas não, o que sinto, como sinto, porque sinto. É este olhar para dentro, este encontro na profundidade do ser que nos permite perceber o sentir.

Na prática de Reiki o sentir pode ser importante. No byosen, o sentir a energia permite-nos encontrar os desequilíbrios no campo energético da pessoa. Mas, não devemos fazer desta aprendizagem do sentir a energia como algo stressante por não o conseguirmos atingir no imediato.

O homem sem constância não pode ser consolador nem médico. ~ Confúcio

Sentir a energia é apenas a uma interpretação do que as nossas mãos recebem ou emitem, enviando essa informação à terceira visão. Tendo a mente limpa, mais facilmente percebemos o que estamos a sentir e conseguimos traduzir esse sentir para algo por nós mais compreensível. O seguinte exercício ajuda a perceber o nosso interior e a desenvolver o sentir a energia.

Exercício de concentração no sentir a energia

  1. Colocar no aqui e agora, esvaziar a mente de todos os pensamentos
  2. Visualizar a cabeça como sendo uma sala branca, vazia. Paredes brancas, tecto branco, chão branco.
  3. Imaginar os olhos e limpá-los com um pano branco
  4. Vamos concentrar nos olhos e imaginar que eles entram para trás da cabeça, descem pela garganta e vão até à palma da mão direita, ao chakra da mão direita
  5. O que vêm? De que cor está o chakra, como foi o caminho até lá? Apertado, largo?
  6. Voltem até à cavidade ocular na cabeça e limpar novamente os olhos.
  7. Vamos fazer o mesmo até ao chakra da mão esquerda
  8. O que vêm? De que cor está o chakra, como foi o caminho até lá? Apertado, largo?
  9. Voltem até à cavidade ocular na cabeça e limpar novamente os olhos.
  10. Sintam agora a ligação à energia e deixem fluir até às palmas das mãos? Flui melhor?

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.