Inspirador

Uma menina pergunta a Thich Nhat Hanh: O que é o amor? Porque os meus pais se separaram?

Amor Tao do Reiki

O amor é algo de muito precioso e gratuito. É uma palavra que sempre ouvimos é um sentimento e acção que sempre queremos atingir. Mas nunca ninguém nos ensinou como lá chegar. Temos arquétipos, temos expectativas, dogmas e comprometimentos sociais. Mas nunca ninguém nos ensinou como lá chegar, como o viver, como o fazer. Na resposta à questão colocada pela criança Thich Nhat Hanh diz que devemos aprender amar, caso contrário, podemos repetir os padrões do passado.

PERGUNTA: Eu não entendo o amor, o que é o amor. Quando os meus pais se divorciaram, quando eles se abandonaram, eles gritaram um com o outro, eu não entendi porque eles faziam isso, e porque eles não podiam viver juntos.

THICH NHAT HANH: Acho que, como os seus pais não tiveram uma boa oportunidade para aprender sobre o verdadeiro amor. Talvez ninguém tenha ensinado aos seus pais como amar. E agora você tem a chance de aprender como amar, e não fazer como os nossos pais. E se soubermos como fazer, se soubermos como amar, então não vamos mais sofrer, e seremos capazes de ajudar nossos próprios pais. Vários jovens já fizeram isso. Há crianças que vem aos retiros e aprendem como amar, e quando eles voltam para casa, elas ajudam os pais delas, com sucesso. Isso tem acontecido. Nós temos, de tempos em tempos, organizado retiros para crianças, 300 ou 400 crianças vem para retiros de 5 ou 7 dias, e nesse tempo elas aprendem como lidar com as suas emoções, os seus medos, raiva, elas aprendem a amar a si mesmas e a amar as outras pessoas. E quando voltam para casa podem ajudar os pais delas. E podem ajudar os seus pais a se reconciliarem, isso acontece muitas vezes. Então não perca a sua esperança. Enquanto você estiver na Plum Village, aprenda bem, aprenda a amar, ou então você pode ir no mesmo caminho da sua mãe ou do seu pai, temos que aprender. Ok?

[youtube_sc url=”http://youtu.be/3mlCgq3kpK4″]

Esse diálogo foi parte da sessão de Perguntas & Respostas do dia 11 de junho de 2013, da primeira semana do Retiro Aberto de Verão na Plum Village, do monge Thich Nhat Hanh. Segue o vídeo abaixo, originalmente em inglês e francês, na íntegra (1h44min). A parte onde Thich Nhat Hanh responde à menina está a partir do minuto 20.

Fonte: Dharmalog

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.