Dia da consciência,  Tao

Sorrir e crescer, na elevação da consciência

Quando olhamos para dentro nem sempre sorrimos, ou nos sentimos elevados. Sombras, passados, tristezas, feridas. Elevação da consciência - Tao do ReikiQueremos a elevação da consciência como um desamarrar de âncoras e um afastar para um outro longínquo e mais rico porto. Mas, será esse o melhor caminho?

“Desista de procurar. Está aqui.” – Yoka Daishi (Shodoka)

A consciência está dentro de nós, a elevação da consciência está dentro de nós. Não é o sítio que importa mas a nossa predisposição.

“É melhor viajar bem do que chegar.” – Buddha

E como arranjar essa predisposição?

A elevação da consciência

Na prática de Reiki devemos fazer regularmente o autotratamento, é ele que nos traz equilíbrio em todos os corpos. Nesse caminho de purificação, vamos encontrando as tais sombras e feridas. Quando ainda não estamos estruturados, fugimos. Quando nos sentimos preparados, continuamos. É por isso que o autotratamento não deve ser feito sem a disciplina constante dos cinco princípios – a nossa prática de elevação da consciência, de rectificação de hábitos. São os cinco princípios que nos trazem o tempo interior, a predisposição para a mudança.

“Todos os maus actos surgem por causa da mente. Se a mente for transformada, como poderiam os maus actos permanecerem?” – Buddha

Observando este ensinamento de Buddha, podemos fazer um paralelo à nossa prática. Mudar, transformar a mente. No Reiki, quando se transforma a mente transforma-se o coração. Mente Limpa e Coração Predisposto. Funcionam ambos em sintonia. Por isso é que a prática de Reiki pode trazer alegria.

Praticando os cinco princípios de Reiki, no Gassho, trazemos iluminação e gratidão sobre todas as coisas. Compreendemos que mexemo-nos mais quando as coisas acontecem, quando há um impacto negativo na nossa vida. Muitas vezes este aspecto do poema 11 do Imperador Meiji é uma verdade:

11 – Em Geral

Se o teu passado
É abastado
E sem problemas pessoais
As tuas obrigações humanas
São facilmente esquecidas

dia-da-consciencia-tao-do-reikiSigo o princípio de todas as quartas-feiras praticar o Dia da Consciência. É como se fosse o atingir de um pináculo de onde contemplo todo o caminho. Paro, reflicto, sinto. Mudo o que tenho a mudar. Procuro orientação e cuido mais ainda de mim. Para elevar a consciência é também preciso ter uma visão do tudo que nos rodeia, não perdendo o centro que somos. Experimentem praticar a meditação do Karuna Metta, pratiquem a compaixão em vocês mesmos. A maior alegria que podemos ter é a de encontrar a nossa própria sombra… ela é a nossa metade perdida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.