Sorrir e crescer, na elevação da consciência
Quando olhamos para dentro nem sempre sorrimos, ou nos sentimos elevados. Sombras, passados, tristezas, feridas. Queremos a elevação da consciência como um desamarrar de âncoras e um afastar para um outro longínquo e mais rico porto. Mas, será esse o melhor caminho?
“Desista de procurar. Está aqui.” – Yoka Daishi (Shodoka)
A consciência está dentro de nós, a elevação da consciência está dentro de nós. Não é o sítio que importa mas a nossa predisposição.
“É melhor viajar bem do que chegar.” – Buddha
E como arranjar essa predisposição?
A elevação da consciência
Na prática de Reiki devemos fazer regularmente o autotratamento, é ele que nos traz equilíbrio em todos os corpos. Nesse caminho de purificação, vamos encontrando as tais sombras e feridas. Quando ainda não estamos estruturados, fugimos. Quando nos sentimos preparados, continuamos. É por isso que o autotratamento não deve ser feito sem a disciplina constante dos cinco princípios – a nossa prática de elevação da consciência, de rectificação de hábitos. São os cinco princípios que nos trazem o tempo interior, a predisposição para a mudança.
“Todos os maus actos surgem por causa da mente. Se a mente for transformada, como poderiam os maus actos permanecerem?” – Buddha
Observando este ensinamento de Buddha, podemos fazer um paralelo à nossa prática. Mudar, transformar a mente. No Reiki, quando se transforma a mente transforma-se o coração. Mente Limpa e Coração Predisposto. Funcionam ambos em sintonia. Por isso é que a prática de Reiki pode trazer alegria.
Praticando os cinco princípios de Reiki, no Gassho, trazemos iluminação e gratidão sobre todas as coisas. Compreendemos que mexemo-nos mais quando as coisas acontecem, quando há um impacto negativo na nossa vida. Muitas vezes este aspecto do poema 11 do Imperador Meiji é uma verdade:
11 – Em Geral
Se o teu passado
É abastado
E sem problemas pessoais
As tuas obrigações humanas
São facilmente esquecidas
Sigo o princípio de todas as quartas-feiras praticar o Dia da Consciência. É como se fosse o atingir de um pináculo de onde contemplo todo o caminho. Paro, reflicto, sinto. Mudo o que tenho a mudar. Procuro orientação e cuido mais ainda de mim. Para elevar a consciência é também preciso ter uma visão do tudo que nos rodeia, não perdendo o centro que somos. Experimentem praticar a meditação do Karuna Metta, pratiquem a compaixão em vocês mesmos. A maior alegria que podemos ter é a de encontrar a nossa própria sombra… ela é a nossa metade perdida.