Inspirador

Ser realizado, viver sem pesos

Allan Watts

Allan Watts pergunta aos seus alunos algo de muito simples – O que farias se não existisse dinheiro?

Não escolhemos caminhos que por vezes estão no nosso coração apenas porque vão contra aquilo que anos, décadas, gerações de sociedade nos habituaram como sendo o correcto percurso da vida. Para ser realizado, tenho que ter – curso, telemóvel, relógio, roupa, trabalho, carro, casa, casamento, filhos, dinheiro,… Ter… Para ser realizado alguém tem que ter a aprovação de outrem. “Ele tem”.  E além do ter, tem que ser – Engenheiro, Doutor, Director, Chefe…

Para ser realizado alguém tem que ter e ser. Muitas vezes chega-se ao ponto de saturação e não mais se quer ter nem ser.

Eu acredito num caminho do meio. Se quero ter e ser, como o farei até lá, o que isso significará para mim, que impacto terá naqueles que me rodeiam, que bem trará ao mundo ou a um simples alguém?

Se de repente todos virássemos vegetarianos, o planeta entraria em ruptura – excesso de animais domésticos, escassez de alimentos. Esta é a lição que a própria vida nos quer mostrar, que para se atingir algo de melhor, nem sempre se pode ir pelo caminho mais rápido… há que levar tempo e estrutura.

É com o tempo que aprendemos a ser. Aos poucos vamos construindo a estrutura que realmente nos faz sentido elevar e alicerçar. Compreendendo que tudo é necessário para a construção de algo melhor. Criticar alguém por ser ou por ter, é pior do que ser ou ter. Se realmente nos queremos elevar, não interessa o que os outros possam ser ou parecer. Ser realizado é ter uma perfeita consciência do que há no nosso coração para crescer. Pode demorar anos a concretizar esse sonho mas ele irá tomando forma e num dia, parece que milagrosamente, surgirá.

Para sonhar, temos que sonhar em conjunto com aqueles que sabem sonhar.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/dpyFflFKdWk”]

 

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

  • OUTWORKS

    “Se de repente todos virássemos vegetarianos, o planeta entraria em ruptura – excesso de animais domésticos, escassez de alimentos.” ???
    Não estou a perceber a ligação…

  • Cidália Abreu

    Obrigada João pelos seus textos. Vou transcrever as palavras do seu texto que para mim marcam a diferença – “Eu acredito num caminho do meio. Se quero ter e ser, como o farei até lá, o que isso significará para mim, que impacto terá naqueles que me rodeiam, que bem trará ao mundo ou a um simples alguém?” – vale a pena refletir nisto e tentar apesar do tempo que possa levar.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.