Reiki para sintomas de ansiedade

A ansiedade é uma resposta normal ao stress, preocupações ou desequilíbrios dos padrões normais de vida. Poderá a terapia Reiki auxiliar nos sintomas de ansiedade ?

Os factos sobre a ansiedade

Segundo o site americano Webmd.com, a ansiedade afecsintomas de ansiedade - o tao do Reikita 18% da população dos Estados Unidos. Na Europa, no Brasil aproximadamente 12% da população sofre de ansiedade, de acordo com do Instituto de Psiquiatria do HC (USP), o que representa quase 24 milhões de pessoas. Segundo a OMS, em cada ano, 25% da população sofre de depressão ou ansiedade. Cerca de 50% das baixas crónicas são por depressão/ansiedade. Cerca de 50% das depressões não são tratadas. O custo de distúrbios de Humor  e ansiedade na Europa é cerca de €170 biliões por ano.

Em Portugal, apesar de não haver dados concretos, tendo uma uma taxa de desemprego nos 17,7% no primeiro trimestre de 2013, segundo o INE,  é bem provável que os valores estejam próximos dos apresentados anteriormente.

A ansiedade é alarmante, não pelos seus números mas sim por aquilo que causa a quem a sente.

Reiki para sintomas de ansiedade

Mikao Usui dizia que o seu Usui Reiki Ryoho era “O método secreto para convidar a felicidade”. Este “Método de Cura Natural Usui” demonstra-se como uma filosofia de vida e também como uma terapia complementar. No Reiki, não há promessa de cura, não são feitos diagnósticos médicos. É simples, não implica qualquer tipo de crença, apenas vontade de fazer a mudança e realmente querer o tratamento.

Quem sente ansiedade pode procurar um terapeuta de Reiki, sessões de voluntariado caso seja carenciado ou até mesmo aprender para cuidar de si mesmo.

Dizia o Mestre Usui que “Se o nosso espírito é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.” Esta felicidade e paz interior está ligada aos cinco princípios e ao equilíbrio que a energia nos traz.

Energia, equilíbrio para os sintomas de ansiedade – o processo

O método de Reiki vê a pessoa como um todo, tem uma abordagem holística às suas questões. Procura causas, além de resolver sintomas. Essas causas podem manifestar-se em locais diferentes dos sintomas ou podem reportar-se a questões emocionais/mentais que levaram a determinado estado. No Reiki, não se faz uma avaliação médica mas sim energética. O terapeuta ou praticante, avalia a energia, os excessos e deficiências – sente o pulsar energético na pessoa. A partir daí, o seu trabalho é o de equilibrar o corpo energético que por sua vez actuará sobre o físico, mental e emocional.

Outras razões pelas quais o Reiki pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade

A prática de Reiki, principalmente o autotratamento e a prática dos cinco princípios leva também ao aumento da autoestima. “A autoestima é a componente afectiva ou estimativa – como me sinto acerca de mim mesmo?” (Brinthaupt & Erwin, 1992; Campbell et al., 1996). Isto acontece por uma aproximação ao interior, à autoconsciência, pelo reconhecer da capacidade de autocuidado. Estando estes dois pilares a serem construídos, naturalmente, a ansiedade tende a decrescer.

Reiki, medicina e outras terapias

A ansiedade não deve ser descurada e um caminho terapêutico completo, a 360º só traz vantagens. Por isso o Reiki é uma terapia complementar, não exclusiva. Se a pessoa tem uma questão de saúde como a ansiedade deve procurar o seu médico, promover os hábitos de vida saudável, praticar desporto, recorrer a medicinas tradicionais, ou seja, ao que entender de melhor pois tudo junto irá auxiliar. O importante será também aperceber-se da origem da ansiedade. Como aconteceu? Porque aconteceu? Encontrando a causa mais facilmente poderá tratar os sintomas de ansiedade.

Se é praticante de Reiki, aqui ficam algumas dicas para o tratamento da ansiedade

  • Retomar o autotratamento, principalmente durante um período de 21 dias.
  • Praticar duas vezes por dia os cinco princípios e em todas as circunstâncias onde surja um período de ansiedade
  • Praticar o Joshin Kokyuu Ho, a respiração irá ajudar a equilibrar as emoções e a armazenar energia
  • Praticar o Nentatsu, o esvaziar da mente e a colocação de objectivos
  • Compreender qual o chakra mais deficitário perante esta situação e tratá-lo. Por exemplo, se for o esplénico, colocar uma mão no cardíaco e outra no esplénico (o chakra cardíaco servirá como o equilibrador).
  • Fale com o seu Mestre de Reiki e peça indicações.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.