Ensino e Cursos

Passar do nível 1 de Reiki para o nível 2

Reiki nível 1 O Tao do ReikiO nível 1 de Reiki, conhecido como Shoden (o despertar) no sistema tradicional, é o ponto de partida para todo o caminho. Se as bases estiverem bem estruturadas, todos os futuros conceitos do Reiki serão mais facilmente entendidos, aplicados e futuramente ensinados. Os seguintes pontos demonstram os temas base, os pilares do saber e da prática de um aluno de nível 1.

Passar do nível 1 de Reiki para o nível 2, o que saber e praticar?

Quanto tempo?

No meu método de ensino, é pelo menos obrigatória a comparência a quatro workshops e um tempo mínimo de quatro a seis meses. No entanto, o mais importante será o ponto seguinte.

Mais importante, o Crescer Interior

A prática de Reiki, apesar das técnicas e das posições indicadas, não deve ser interpretada como mecânica mas sim como sensível. O sentir é a base de todo o trabalho interior, pessoal e interpessoal. A prática do autotratamento traz o conhecimento interior, a identificação dos locais que mais necessitam. Conhecendo o corpo energético, o praticante identifica o porque dessas ausências ou excessos de energia e modifica os padrões. A prática dos cinco princípios irá exactamente ajudar nesse aspecto – mudar padrões presentes, elevar a consciência. O nível 1 de Reiki é mesmo um olhar para dentro, um despertar para nós próprios e para a energia que flui em nós e ao nosso redor.

A prática constante traz equilíbrio e mudança. Esse será um óptimo ponto de partida para abraçar os desafios do nível 2, o Okuden, a transformação.

Será preciso saber tratar outros?

Em primeiro lugar o Reiki é para o próprio praticante. Se o fizer já estará a realizar imenso por si mesmo. A prática de Reiki em outros não é mandatória, muito menos no nível 1. No entanto, o praticante terá sempre essa experiência ao longo dos workshops.

Sentir se será a altura certa

Além das indicações já colocadas, o mais importante será a própria vontade do praticante. Será a altura certa?

O despertar para o nível 2 de Reiki poderá surgir de muitas formas. A vontade de fazer Reiki à distância, o uso dos símbolos, o trabalhar emocionalmente as questões identificadas, as novas técnicas, a vontade de doar Reiki a outros. Isto, apenas o praticante pode sentir no seu interior. É como um apelo. É por isso que há quem tenha uma prática rigorosa e demore um ou mais anos a passar ao nível seguinte. No Reiki, cada um tem o seu tempo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.