O ser como um todo

Sempre identificamos o corpo como representação da individualidade e saúde. Atingir o que é o ser como um todo, é uma matéria de reflexão que ainda não se solidificou na prática de quem trabalha na cura do Homem.

D.H, Lawrance - O Tao do Reiki O Ser como Um Todo“Não sou um mecanismo, um conjunto de várias secções. E não é porque o mecanismo está a funcionar mal que eu estou doente. Estou doente por causa de feridas da alma, do Eu emocional profundo. E as feridas da alma levam muito, muito tempo a curar, só o tempo pode ajudar, e a paciência, e um certo arrependimento difícil; Longo e difícil arrependimento, a compreensão do erro da vida, e libertando-nos da repetição infindável deste erro que a maioria da Humanidade livremente optou por santificar.” – “Healing” D.H. Lawrence

Quem sou eu? Quais as partes que me constituem e são essenciais à minha cura?

Olhar apenas para a parte mecânica não se torna suficiente quando, como D.H. Lawrence diz, o Eu emocional profundo está ferido. Só olhar para o emocional não irá solucionar as questões, faltando olhar para a mente. E o aspecto espiritual?

O sopro, a respiração – o ar que nos anima o corpo e liga as emoções e pensamentos, é o que representa o espírito. É algo de tão abstracto e inatingível que apenas o indivíduo conseguirá encontrar o seu próprio espírito. Descartes dizia que corpo e espírito são imiscíveis, naturezas diferentes separadas pela mensurabilidade. O medir, o comprovar, o “é real” não faz parte, segundo ele, do espírito, apesar de o reconhecer.

Assim, como procurar o ser como um todo no processo de cura do Homem?

Na prática de Reiki temos uma especialidade, uma ferramenta – a energia. Ela é transversal a todos os corpos. Essencial ao corpo, ao espírito, aos pensamentos e emoções. Em todos estes quadrantes do ser a energia é necessária. Numa perspectiva holística – o olhar o ser como um todo – ao tratarmos com Reiki estamos exactamente a ter esse cuidado.

Será que alguma vez teremos a medição do espírito? Não sei, não é o mais importante. Se cada um descobrir o que é, sem dúvida que estará a caminhar para a saúde e equilíbrio. Se cada um fizer um pouco mais por si, pelo seu todo, então teremos um conjunto cada vez mais equilibrado e saudável de pessoas. A prática de Reiki ajuda.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.