Reiki

O equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é um desafio diário para quem tem um olhar atento em si mesmo. É como se estivéssemos num mar que por vezes é tranquilo e muitas vezes fustigante.

Equilíbrio emocional

“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado.
Cuidar é mais que um ato; é uma atitude.
Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização
e de envolvimento afectivo com o outro.” – Leonardo Boff

Muitos praticantes de Reiki encontram nesta prática as ferramentas para o desenvolvimento da atitude de cuidado e assim, criam o espaço e tempo necessários a compreenderem o que causa o seu desequilíbrio emocional e de que forma o podem restabelecer. Praticam Reiki em si e nos outros, sentem-se realizados.

Outros, procuram a pílula milagrosa – irão falhar nesse intento.

Outros, encontram na capacidade de dar equilíbrio aos outros o mote para se esquecerem dos seus problemas e desequilíbrios. Apenas estão a adiar o inevitável e possivelmente a piorar a sua condição. Sendo este último caso algo de bastante importante na prática de Reiki, desenvolverei um pouco mais o assunto.

Cuidar do outro sem cuidar de mim, a receita para o fracasso

Desprezar a necessidade de equilíbrio emocional para lidar com o dia-a-dia pode levar ao esgotamento do próprio e mesmo ao esgotamento daqueles que o rodeiam. Se cada um de nós aceitasse a responsabilidade pelo seu próprio equilíbrio, criaríamos um ecosistema humano mais saudável.

O método de Reiki permite aprender a cuidar do outros. Muitas pessoas têm esse impulso, o que é um acto humano muito bonito. Doar. Dar ao próximo incondicionalmente. Por isso se diz que Reiki é uma prática de amor incondicional. É preciso estar-se predisposto para doar. O Mestre Usui, dizia que com a prática dos cinco princípios e do auto-tratamento, atingiríamos o Satori, a iluminação e o Anshin Ritsumei, a plena paz e felicidade.

Naturalmente, nos dias que correm, de tantas solicitações exigências, o equilíbrio é mais periclitante e assim, mais necessário. O praticante de Reiki não é um Ser Perfeito, é alguém que caminha para a sua paz e felicidade, para o seu equilíbrio emocional, mental, espiritual e físico.

Como não existem pessoas perfeitas, alguém que faça Reiki a outro, possivelmente não estará no seu total estado de equilíbrio emocional mas, deve estar no ponto de equilíbrio suficiente para se desapegar, desenvolver a sua prática correctamente e verificar que a mesma não levou ao seu desequilíbrio.

Por isso, o praticante, o terapeuta, deve sempre realizar o seu auto-tratamento. Sem esta consciência, esta atitude de cuidado, é melhor não praticar nos outros.

Porque não praticar nos outros quando não estamos equilibrados emocionalmente?

O Reiki flui quando é necessário. É uma energia sem polaridade, passiva. Reiki é uma energia vital, nunca trará aspectos negativos. Ao passar pelo praticante, um pouco dessa energia permanece com ele. É por isso que quando a prática é bem realizada, o praticante nunca se sente cansado. Reiki é mesmo excepcional!

Por isso, nunca está em causa a passagem de Reiki. A questão está é do lado de quem a está a passar. O praticante ou terapeuta, caso tenha questões emocionais e não tenha a atenção do seu auto-cuidado, irá ver os seus canais energéticos debilitados e mais estreitos. A sua aura não estará fortalecida e o contacto com a aura do seu utente/paciente, poderá levar a restimulações, efeitos espelho da sua própria condição. Assim, o utente/paciente irá satisfeito com a sua sessão mas, o praticante, irá encontrar as consequências do seu descuido.

Se realmente queremos ajudar o próximo e praticarmos a bondade, devemos em primeiro lugar direccionar essa força para nós.

O treino para o equilíbrio emocional

“A realidade existe onde a nossa mente se focar”

Para conhecermos o nosso equilíbrio temos que reservar tempo para nós mesmos. Esse é o primeiro passo.

O segundo passo é a prática constante do auto-tratamento, identificando a origem das questões.

O terceiro passo é procurar um colega, para receber tratamento. A perspectiva de terceiros apenas nos enriquece.

Constantemente devemos procurar praticar os cinco princípios, são eles que nos levam à mudança.

Cinco princípios para o equilíbrio emocional

Só por hoje, sou calmo

“Faço o auto-tratamento, cuido de mim, gosto de mim, crio um lago de serenidade no meu interior e esvazio-me de todos os preconceitos. Antes de escutar ou cuidar do outro, sei que devo estar oco como um bambu”

Só por hoje, confio

“Acredito em mim mesmo e nas minhas capacidades. Confio no universo e sinto o fluir da energia. Sei que o meu caminho o faço para atingir a felicidade. Não me vou preocupar pois confio em mim.”

Só por hoje, sou grato

“Agradeço por todas as situações, incluindo o meu desequilíbrio emocional. Sei que tudo o que possa considerar mau, será bom para o meu crescimento. Irá permitir-me parar e crescer mais. Serei mais feliz.”

Só por hoje, trabalho honestamente

“Sou verdadeiro comigo mesmo. Sou verdadeiro com os outros. Aceito parar quando devo. Aceito continuar quando devo. Compreendo o equilíbrio de todas as coisas.”

Só por hoje, sou bondoso

“Sou bondoso comigo mesmo, por isso trato-me. Sei que com este trabalho irei mudar por mim.”

10 – A Onda
Num momento tempestuosa
No outro, calma
A onda do oceano
É na verdade
Tal qual a existência humana
Imperador Meiji

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • Paula Castella

    Grata mais uma vez pelo material de apoio. É um texto de sensibilização fantástico. Temos que nos central na nossa paz interior refretindo no nosso equilibrio emocional e energético, e ai, sim estamos em condições para cuidar dos outros.

  • Margarida Coelho

    João, muito obrigada por todas as partilhas. Com os seus textos, todos os dias aprendo, cresco e ganho confiança. Grata por tudo o que dá de si 🙂

  • Elisabete

    Muito grata também por esta preciosa partilha. Tenho encontrado aqui muitas respostas para as minhas dúvidas como praticante de Reiki.
    Beijinhos 🙂

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/