O bem supremo

Ghandi o Bem Supremo

O bem supremo é aquele que está acima do desejo do homem, é o que representa a própria ideia do Bem. Sumum bonum, o mais alto bem, o Bem Supremo, é uma ideia que descreve o caminho que o homem deve seguir em rectidão, na procura dos mais elevados preceitos.

Na prática do Reiki, encontramos também o Bem Supremo. É um conceito aplicado no Reiji-Ho, no momento onde estabelecemos a intenção para o tratamento. Assim, tudo é feito para e segundo o Bem Supremo da pessoa. Não iremos estar apegados ao resultado. Nem sempre o que queremos é o melhor, por isso, confiamos e entregamos o trabalho que o Reiki faz na pessoa, para o equilíbrio do seu Ser em todas as dimensões, ao Bem Supremo.

Este conceito não está assente numa base religiosa mas sim filosófica. O próprio universo, a vida tem leis que desconhecemos em absoluto mas que permitem que todo o ciclo de vida seja mantido. Assim, na nossa intenção de tratamento, não nos colocamos em primeiro lugar. Somos apenas um bambu por onde flui a energia… deixamos fluir, para que o equilíbrio dessa pessoa se restabeleça, segundo o seu Bem Supremo.

Praticar o bem supremo é garantir todo um relacionamento incondicional. O não apego é essencial ao cuidarmos de nós e do outro.

Se cuido de mim e me apego ao que desejo, não reflectindo e compreendendo o que pode ser o melhor para mim, poderei acabar por estar constantemente atrás de algo inalcançável. Se me apego ao processo de cura do outro, desejando algo que pode não ser o seu bem supremo, poderei fazer uma interpretação subjectiva e ficar desapontado com o resultado.

A prática de Reiki exige ausência de ego, de desejo. Requer a consciência do bem supremo para todos e alegria, gratidão, por podermos estar a ter a oportunidade de cuidar de nós e dos outros.

Exemplo da prática de Reiji-Ho, aplicando o bem supremo.

Após o Gassho, levar as mãos à terceira visão.

Colocar a intenção para o tratamento, já previamente acordada com o paciente e terminar com “para o seu Bem Supremo”.

Por exemplo: “Peço que Reiki flua para o equilíbrio e bem-estar de x, em serenidade, para o seu Bem Supremo”.

Agradecemos e passamos ao terceiro pilar do Reiki, o Chiryo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.