Inspirador,  Reiki

O bem supremo

Ghandi o Bem Supremo

O bem supremo é aquele que está acima do desejo do homem, é o que representa a própria ideia do Bem. Sumum bonum, o mais alto bem, o Bem Supremo, é uma ideia que descreve o caminho que o homem deve seguir em rectidão, na procura dos mais elevados preceitos.

Na prática do Reiki, encontramos também o Bem Supremo. É um conceito aplicado no Reiji-Ho, no momento onde estabelecemos a intenção para o tratamento. Assim, tudo é feito para e segundo o Bem Supremo da pessoa. Não iremos estar apegados ao resultado. Nem sempre o que queremos é o melhor, por isso, confiamos e entregamos o trabalho que o Reiki faz na pessoa, para o equilíbrio do seu Ser em todas as dimensões, ao Bem Supremo.

Este conceito não está assente numa base religiosa mas sim filosófica. O próprio universo, a vida tem leis que desconhecemos em absoluto mas que permitem que todo o ciclo de vida seja mantido. Assim, na nossa intenção de tratamento, não nos colocamos em primeiro lugar. Somos apenas um bambu por onde flui a energia… deixamos fluir, para que o equilíbrio dessa pessoa se restabeleça, segundo o seu Bem Supremo.

Praticar o bem supremo é garantir todo um relacionamento incondicional. O não apego é essencial ao cuidarmos de nós e do outro.

Se cuido de mim e me apego ao que desejo, não reflectindo e compreendendo o que pode ser o melhor para mim, poderei acabar por estar constantemente atrás de algo inalcançável. Se me apego ao processo de cura do outro, desejando algo que pode não ser o seu bem supremo, poderei fazer uma interpretação subjectiva e ficar desapontado com o resultado.

A prática de Reiki exige ausência de ego, de desejo. Requer a consciência do bem supremo para todos e alegria, gratidão, por podermos estar a ter a oportunidade de cuidar de nós e dos outros.

Exemplo da prática de Reiji-Ho, aplicando o bem supremo.

Após o Gassho, levar as mãos à terceira visão.

Colocar a intenção para o tratamento, já previamente acordada com o paciente e terminar com “para o seu Bem Supremo”.

Por exemplo: “Peço que Reiki flua para o equilíbrio e bem-estar de x, em serenidade, para o seu Bem Supremo”.

Agradecemos e passamos ao terceiro pilar do Reiki, o Chiryo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.