Karuna Metta – A compaixão através do amor incondicional
Karuna Metta é a prática da compaixão através do amor incondicional. É a perfeita junção das disciplinas de Karuna e Reiki, numa prática meditativa.
O dar e receber é também uma prática tibetana chamada de Tonglen. Um dos grandes mestres do tonglen foi Geshe Chekhawa (séc. XI). Esta prática resume-se em aceitar o sofrimento e a dor dos outros e em transmitir-lhes felicidade, bem-estar e paz de espírito.
Segundo Geshe Chekhawa devemos primeiro praticar o Tonglen em nós antes de praticarmos nos outros. O nosso coração deve estar preenchido de amor e compaixão antes de o podermos dar a outros.
Podem acompanhar a meditação de Karuna Metta com esta música.
[youtube_sc url=”http://youtu.be/9oa2JrO5_3k”]
Karuna Metta
- Liguem-se à fonte Karuna
- Permitam que a energia flua pelo chakra cardíaco, como se fosse um templo de amor
- Se quiserem entoem o mantra OM MANI PADME HUM
- Inspirem e façam com a intenção de que o ar que entra vá absorver à mente tudo o que for doentio
- Expirem e deixem que o ar leve toda essa desarmonia
- Sintam o esvaziar da mente e não se apeguem aos pensamentos
- Imaginem-se em dois aspectos: o A e o B. O aspecto A é o lado compassivo, caloroso, feliz, generoso, cheio de amor, que aceita todas as nossas falhas e defeitos.
- O lado B é o magoado, incompreendido, amargo, frustrado, irado e preocupado, que foi maltratado na infância.
- Quando inspirarem, vejam o A a abrir o coração completamente, aceitando o B com calor e compaixão, com todo o seu sofrimento e dor
- Quando expirarem, vejam o A a enviar a B todo o seu amor, conforto, confiança, felicidade e alegria.
- Vejam agora o lado B a abrir o seu coração, abraçando o A, nesse instante toda a dor e sofrimento se dissolvem num abraço compassivo. Os vossos lados estão em paz
- Sintam a energia Karuna a fluir por todo o vosso corpo, entrando pelo chakra da coroa e saindo pelas mãos e pés;
- Visualizem o coração pleno de cor-de-rosa, como um templo de amor incondicional
- Enviem todo esse amor para o planeta.
3 comentários
Paula Castella
Obrigado João é maravilhoso!
Angela Vêscovi
Maravilhosa! Tonglen uma das primeiras meditações que aprendi no budismo tibetano…
Maria de Fatima Silva Cunha
Obrigada