Aplicar Reiki apenas Reiki

Mikao Usui O Tao do ReikiSerá que aplicar apenas Reiki é difícil? Todos aprendemos que Reiki é simples. Que é uma energia universal, está em todo o lado. Que é uma frequência idêntica ao que se sente com o amor incondicional. Muitas são as formas de sentir e descrever essa sensação. Assim, o Reiki é pessoal, é diferente para cada um. Trabalha em cada qual nas suas diferentes dimensões na medida do necessário. Apesar de ter 21 técnicas e posições pré-estabelecidas não é mecânico. Não tem fórmulas para cura pois não há promessa de cura.

Aplicar apenas Reiki

Ao longo destes 13 anos de prática cada vez mais vejo os efeitos do Reiki. Em mim e nos outros. As suas aplicações são incrivelmente vastas. Se hoje alguém precisa de provar os efeitos do Reiki, apenas não o prova se a ciência não o quiser provar. Quem não precisa de provas, recebe uma ou mais sessões e logo percebe o que pode ser.

No entanto, nesta terapia há que ter alguma atenção com a energia. Não é com o Reiki em si mas sim com a energia do que nos rodeia, de quem estamos a tratar e até com a nossa própria. Reiki não tem polaridade, é uma energia vital, não causa qualquer tipo de dano, antes pelo contrário. A interacção da nossa energia com a do outro, com a do espaço, pode sim causar bastantes questões. Peso, dor, mau estar ao praticante. Estas são as interacções da aura – nada a ver com o Reiki.

Se o praticante aplicar apenas Reiki o tratamento poderá ter resultados completamente diferentes daqueles se decidir conjugar esta prática com outras. Como o Reiki funciona de fora para dentro, de cima para baixo, é seguro para todos. Outras práticas envolvem aberturas de chakras para comunicação, ligações energéticas à pessoa, etc… – essas práticas não irão ser seguras.

Numa outra perspectiva se se comprometeram a dar uma sessão de Reiki, porque estão a dar outras coisas? Se a pessoa vos pediu uma sessão de Reiki, porque estão a fazer outras coisas?

Ninguém vai ao dentista para fazer uma ecografia ao estômago. Ou não vão a um padeiro comprar parafusos.

O Reiki e a pessoa a quem estamos a fazer a sessão, merece esse respeito. Será que custa assim tanto apenas aplicar Reiki? O que estará a falhar?

As más interpretações

No outro dia vi um anúncio no jornal. “Pessoa x, terapeuta de Reiki, médium desde criança, cura problemas espirituais”. Muito bem… o que tem isto a ver com Reiki? Se está interessada em demonstrar que é Medium e que cura problemas espirituais, porquê colocar terapeuta de Reiki em primeiro lugar?

Será por o Reiki estar em voga? Por se estar a fazer um esforço para se credibilizar? Porque fazemos 95% de qualquer coisa, 5% de Reiki e chamamos a isso uma sessão de Reiki?

O respeito pelos Mediums (no senso comum todos somos), por qualquer disciplina espiritual e energética, é obviamente grande. Mas, porque não colocar cada coisa no seu devido lugar?

Já tivemos a tirania da religão, a tirania da ciência, não tenhamos também a tirania da espiritualidade.

Nesta interpretação, não digo que o Reiki é melhor que outra disciplina qualquer mas sim, que se se pratica Reiki, apenas Reiki se deve praticar quando é pedido, quando é oferecido.

Reiki, apenas Reiki

Se querem ser voluntários, terapeutas de Reiki, experimentem primeiro aplicar apenas Reiki. São capazes? Precisam de mais alguma coisa? Se precisam, como o poderiam alcançar com o Reiki?

Para deixar fluir a energia não são precisas pré-disposições, conceitos de espiritualidade ou religião. Apenas compreender o que é Reiki, ter mente limpa e predisposta, deixar fluir… apenas Reiki.

4 thoughts on “Aplicar Reiki apenas Reiki”

  1. Cidália Abreu

    Obrigada João por este texto, espero que chegue a muitas pessoas e quem dera que muitos Reikianos refletissem neste assunto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.