Inspirador

A não violência para praticantes de Reiki

Gandhi Tao do ReikiA não violência, Ahimsa, foi a forma de luta que Gandhi encontrou para a independência da India, ou seja, a sua luta foi não lutar. Ahimsa, do sânscrito, significa evitar a violência, não fazer mal.

Patanjali indicava cinco yamas, cinco princípios, como curiosamente temos no Reiki. Yama é uma restrição, um código, uma conduta que o praticante deve viver para atingir um estado de consciência virtuoso.

  1. Ahimsa: Não violência. Abstinência de agredir outros, inocência, não causar dor a qualquer criatura por pensamento, expressão, escrita, em qualquer momento.
  2. Satya: veracidade, palavra e pensamento em conformidade com os fatos.
  3. Asteya: não roubar, não invejar, não ficar em dívida com os outros.
  4. Brahmacharya: conduta ética, continência, abster-se de ter relações sexuais, manter-se fiel quando casado.
  5. Aparigraha: ausência de ambição, não se apropriar de coisas que não são suas.

Na base da não violência estão muitos movimentos, como o de Martin Luther King, o Movimento Humanista, a IFR, entre muitos outros. Todos eles buscam a solução de problemas sociais através da não violência.

“Ficar com raiva é como segurar um pedaço de carvão ardente com a intenção de mandá-lo a alguém; Tu é que te queimas.” – Buddha

A não violência para praticantes de Reiki

Na prática de Reiki, encontramos o yama Ahimsa no quinto princípio – Só por hoje, sou bondoso.

A violência expressa-se de muitas formas, umas explícitas, outras encobertas. A pressão, a dúvida, o procurar problemas, o criar problemas, o falar mal de outros, o ignorar, a falta de afecto, a dependência, são alguns dos exemplos. Ser praticante de Reiki é nada mais nada menos que ser humano. Não nos cresce um braço extra, não aumenta a actividade cerebral, não viramos iluminados de um dia para o outro. No entanto, temos uma base filosófica que nos ajuda a melhorar – os cinco princípios.

Estes princípios são também eles os pilares para uma atitude de não violência – só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.

Como então pode um praticante de Reiki cair na expressão da violência?

Dizia o Mestre Usui que “Se não pode curar-se a si mesmo, então como pode curar os outros?”. Esta cura é também aplicada à violência. Se não pararmos de ser violentos connosco, como o poderemos deixar de ser com os outros. Se o praticante de Reiki estiver cheio de feridas e não cuidar de si mesmo, naturalmente, as suas atitudes poderão não ser as melhores e a forma como vê a realidade ser algo distorcida.  Poderá sentir-se perseguido, poderá considerar que tem tanto para dar e que outros não aceitam receber. Isto é sinal de desequilíbrio.

A prática de Reiki é feita com amor incondicional – dar sem esperar receber. Devemos ter esse amor condicional a preencher totalmente o nosso coração, caso contrário, podemos apenas estar a praticar amor condicional.

Como desenvolver a não violência com os cinco princípios de Reiki

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” – Jean-Paul Sartre

Só por hoje, sou calmo

Abster de me agredir, com pensamentos, palavras e acções. Abster de agredir os outros com pensamentos, palavras e acções. Observar a mente e o coração como um lago e não tomar reacções imediatas a cada pedra lançada ao nosso lago. Enviar Reiki para as situações, praticar os cinco princípios antes de qualquer acção.

Só por hoje, confio

Se tiver verdadeira confiança em mim saberei ter confiança nos outros. A confiança estabelece-se no reconhecimento das fronteiras de cada um e na capacidade de partilha desinteressada. Saber o que se quer em troca por se dar, é uma tomada de consciência grande. Todos queremos algo em troca, até poderá ser um simples obrigado mas, trazer isso à consciência, torna-nos mais serenos e confiantes.

Só por hoje, sou grato

Agradecer a todo o momento a vida, a consciência que temos para rumar à felicidade. Agradecer pelos erros cometidos, pois ajudam-nos a crescer. Agradecer pelos erros que em nós cometem, pois levam-nos mais rapidamente ao caminho certo. Somos praticantes de Reiki – constantemente deixar fluir o amor incondicional, para nós, para os outros, para as situações.

Só por hoje, trabalho honestamente

O verdadeiro trabalho honesto é aquele que é feito interiormente. Ser verdadeiro para o exterior só tem um reflexo genuíno se se for verdadeiro interiormente. É nesta verdade que reconhecemos as feridas e as carências. É nesta verdade que pedimos ajuda e sabemos cuidar melhor de nós.

Só por hoje, sou bondoso

Alcançar a não violência, cuidar de quem é violentado. Olhar para dentro e exprimir bondade para connosco, um pleno amor incondicional, um carinho infinito por nós mesmos. A não violência tem que primeiro ser praticada em nós mesmos, caso contrário serão apenas palavras e modas. Despertar para a bondade é viver sem fardos.

Uma história sobre Ahimsa, a não violência.

“Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.” – Mahatma Gandhi

Esta história é contada nos vedas, os textos sagrados hindus – Um certo sábio (sadhu) costumava fazer um percurso anual pelas aldeias para ensinar. Um dia ao entrar numa aldeia viu uma grande e ameaçadora cobra, que aterrorizava a população. O Sadhu  falou com a cobra e ensino-lhe o Ahimsa. No ano seguinte, voltou à aldeia e viu novamente a cobra. Como estava modificada. Esta outrora magnífica criatura era agora magra e cheia de feridas. O sadhu perguntou à cobra o que aconteceu. Ela respondeu-lhe que tinha tomado os ensinamentos de Ahima no coração e assim parou de aterrorizar a aldeia. Como ele já não era uma ameaça, as crianças atiravam-lhe pedras e importunavam-na. Assim, tinha medo de sair para caçar. O sadhu abanou a sua cabeça e disse – Eu aconselhei-te contra a violência mas nunca te disse para não sibilares.

O moral desta história é que protegermo-nos, assim como aos outros, não viola a Ahimsa. Praticar Ahimsa significa tomar responsabilidade pelo nosso comportamento agressivo e assim ter consciência e parar de magoar os outros. Isto é agir com clareza e verdadeiro amor.

A não violência é cada vez mais importante. Temos séculos de sociedade, evoluímos incrivelmente na tecnologia mas, humanamente continuamos ainda muito pequeninos. A prática de Reiki auxilia-nos a trazer a clareza do pensamento e da acção. Praticar os cinco princípios e o autotratamento, são esses os nossos pilares.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.