Reiki

O Reiki e o respeito é como uma árvore com muitas folhas

Uma árvore, muitas folhas. Assim é o Reiki e os seus praticantes, assim é o Reiki e as suas práticas. Saberemos conviver com a diversidade em harmonia?

Cada um tem a sua perspectiva, a sua visão do que deve ser algo, o seu grau de exigência, o tal contracto implícito com os outros que nem sempre é muito claro. E por nem sempre o espelho do coração e do querer não ser límpido e claro, algo falha. É natural e faz parte do nosso crescimento, como tal, não nos devemos ocupar tanto com essas questões. O falhanço é a mãe do sucesso. Devemos sim ocupar-nos com o que é essencial, a construção do nosso Ser para que melhor possamos ser para nós e para os outros.

No seu poema a Relva de Verão, o Imperador Meiji reforça-nos a importância que cada um tem no seu lugar na vida. Na vida, no Reiki. Sem folhas não há árvore.

A relva de Verão
Representa
O mundo atarefado
Que continua a crescer
Apesar de a cortares
Sem folhas, não há árvore.

 A prática dos cinco princípios é cada vez mais necessária nesta nossa vida, assim como cada vez mais necessária na própria prática do Reiki.

Muitas vezes teremos que passar pelo Misogi, a purificação do corpo e da mente. É isso que nos ajudará a perspectivar, livres de pesos desnecessários. Sem trabalho, nada se consegue, no entanto com o Reiki temos uma vantagem, pode ser feito com alegria. O Mestre Morihei Ueshiba dizia sobre este caminho que percorremos – “O Caminho (Tao) consiste, acima de tudo, em cultivar o próprio coração, depois disso, você pode enfrentar qualquer inimigo com a certeza da vitória.”

No Tao do Reiki temos que encontrar a coragem de sermos quem somos, de aceitarmos que somos parte de uma árvore, bonita e que precisa de nós, de todos nós.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.