Quanto tempo de auto-tratamento
O auto-tratamento é uma das condições essenciais da prática de Reiki. Temos os vinte e um dias após a sintonização e depois? Mesmo durante o auto-tratamento, quanto tempo em cada posição?
Quanto tempo de auto-tratamento?
Ao início, o praticante pode usar uma música que tenha algum indicador sonoro, como um sino, para marcar o tempo. Geralmente estas músicas têm intervalos de 2 em 2 ou de 3 em 3 minutos.
O uso destas músicas pode ser muito vantajoso pois desta forma a prática é feita naturalmente e sem preocupação de “será que já passou muito tempo ou pouco?”. Fica aqui um exemplo:
[youtube_sc url=”http://youtu.be/RKmGDqcpYc4″]
O tempo ideal de auto-tratamento
A prática de Reiki não tem um tempo ideal ou recomendado. É aquele que tem que ser. O Reiki irá fluir para a zona ou zonas afectadas, até atingirem o seu equilíbrio energético. Assim, as mãos devem ficar sobre essa zona, em contacto ou ligeiramente afastadas, até se deixar de sentir o fluxo energético.
Auto-tratamento todos os dias?
Busca aquela atitude mental, que faz com que te sintas profundamente vivo, e com a qual surge a voz interior que te diz “Eu Sou o Eu real”; E quando tiveres encontrado essa atitude, segue-a. – William James
De pouco vale fazer Reiki se for para ter o efeito de uma aspirina. Se continuamos constantemente com o mesmo problema, então de pouco valerá a prática. Se tiver um problema no fígado, posso equilibrar com Reiki mas se continuo a ter as mesmas atitudes que levam a este problema, então gera-se um ciclo que só traz desequilíbrio.
O auto-tratamento diário deve ser feito na mesma medida dos cinco princípios – equilíbrio e auto-consciência. Não será necessário realizar todas as posições mas, porque não, reforçar a cabeça, o coração e as zonas mais afectadas. Ou poderão estipular um plano de auto-tratamento, vendo quais os chakras que mais necessitam de equilíbrio.
Mais ainda, devemos levar o Reiki ao quotidiano – ao nosso dia-a-dia. Em qualquer altura, em qualquer lugar, desde que estejamos predispostos, podemos fazer Reiki.
Como fazer o auto-tratamento?
O Reiki é simples, por isso, sigam a intuição. O fluxo de energia irá guiar as vossas mãos. Para isso, precisam de ter “Mente limpa e Coração predisposto”. Estar no aqui e agora, com o coração disponível para dar.
No entanto, se preferirem e esta é uma prática recomendada a quem inicia ou quem necessita de ciclos completos, pode seguir o exemplo em baixo. Estas posições indicam o tratamento na Cabeça, seguindo a linha dos chakras e articulações, terminando nos pés. É o que se chama de auto-tratamento completo, ideal para o equilíbrio total dos vários corpos.
14 comentários
Goreti Oliveira
Acho este artigo interessante. Partilho da mesma opinião.Faço o auto-tratamento quando e onde me apetece. Não escolho hora nem local. Faço as posições que acho melhores nomomento. Fico sempre mais tranquila.
João Magalhães
Olá Goreti, isso é excelente, esse é que é mesmo o espírito. Ter o Reiki sempre presente. Tudo de bom, João
Alexandra Moreira
Completo , claro e motivador 🙂
Alexandra
Isabel Morais de Sá
Bom dia gostaria de saber se o autotratamento só pode ser feito por pessoas que tenham algum nível de reiki ou se qualquer pessoa seguindo as indicações dadas o poderá fazer? Obrigada
João Magalhães
Olá Isabel, sim é conveniente que tenham aprendido Reiki, ou seja, recebido a sintonização ou reiju, pois fará muita diferença.
Nuno Miguel Moreira Nunes
Faço o meu auto reiki sempre que tenho um espaço para mim. Os 5 princípios de Reiki digo-os diariamente de manhã pela fresquinha com a mente limpa e tenho sempre resultados positivos e realizáveis. Namasté. 🙂
Coralye Cabaret da Silva
Faço o meu auto reiki, mas tbm faço no meu marido, nos meus filhos e na minha cadela (faltam as minhas tartarugas)! Tive uma optima Mestre (Sonia Godinho), asap vou fazer o 2º Nivel, Haja condições! Namasté!!!
sandra rodrigues
não consigo finalizar os meus 21 dias vou seguir os concelhos que aqui li, mas desistir do reiki nunca
Heldon Falcão Patriarcha
Olá João, muito interessante seus artigos. O mais importante que as suas formas de trabalho me chamaram a atenção.
Cíntia Machado
Prezado João,
Paz e Bem!
Gratidão!!! Como aprendi com seus artigos e com todos os seus esclarecimentos.
Acabo de me tornar reikiana: fui iniciada no nível 1 em 17 de junho deste ano. O Reiki, curiosamente, sempre me atraiu e, finalmente, pude realizar o encontro com esta energia vital!
Adorei seu site! É completo, muito bem organizado e esclarecedor! Parabéns!
Sou brasileira, mas tenho fé que conseguirei fazer cursos e retiros com você aí em Portugal!
Continuarei estudando e estou obstinada a concluir todos os níveis de Reiki. Seus artigos já estão me ajudando bastante nesse significativo processo de transformação pelo qual estou passando.
Já entrei em contato com a editora Contra Margem, para me inteirar sobre o envio de seus livros aqui para o Brasil. Quero ler todos! 🙂
Abraços fraternos e gratos,
Cíntia Machado
João Magalhães
Olá Cíntia, muito muito obrigado!!!!
Helder Silva
Ola Joao. Eu tenho os 2 primeiros niveis de reiki que tirei ha cerca de 8 anos, mas nao fiz os 21 dias em nenhum deles e ja n pratico ha bastante tempo, so esporadicamente. O canal continua aberto da mesma forma? Preciso mesmo de fazer auto tratamento regularmente para me curar de problemas de saude bastante avancados… e quanto aos simbolos, ha problema de desenhar mentalmente um simbolo de cada vez que coloco as maos numa posicao? 😃😃
João Magalhães
Olá Helder, o canal continua sim, mas poderá ser natural não se sentir tanta energia. Com a prática a percepção retorna ou torna-se mais aprimorada. Não tem problema algum em aplicares assim os símbolos, é até excelente!!! 🙂
Cláudia De Mello Laman
Simples e muito bem explicado. Grata