Tao

Poemas do Imperador Meiji – O céu

Imperador Meiji

Neste segundo dia de meditação com os poemas do Imperador Meiji, vamos abrir horizontes e limpar as nuvens negras do nosso coração.

Como iniciar estas meditações com os poemas do Imperador Meiji

Está no aqui e agora, liga-te à fonte para que estes cinco minutos de reflexão sejam vividos em plenitude. Ao vibrares por dentro, emanarás para o exterior. É assim que transformamos o que nos rodeia, começando por nós. Se quiseres, coloca as mãos em cima das pernas, com as palmas viradas para cima, ou então em posição Gassho. Esvazia a mente dos pensamentos, não serão necessários agora. Recita interiormente o poema ou então declama-o em voz alta, o que te fizer mais sentido.

Poema 2 – O Céu

Azul claro e sem nuvens
O grande céu
Também eu gostaria
De ter um espírito assim

Reflexão

O peso que sentimos, a falta de visão no momento de adversidade, muitas vezes se traduz como tempo nublado, céu com nuvens negras. Este desejo do Imperador Meiji, de alcançar um céu azul e sem nuvens no seu espírito é também um estímulo a nós, praticantes de Reiki, para procurar o crescimento interior. Tirar o peso de cima dos ombros ou aquela nuvem negra de cima de nós, não é tarefa simples. Muitas vezes torna-se algo exigente e longínquo.

O mestre Usui dizia que devíamos praticar os cinco princípios, os Gokai, de manhã e à noite, com as mãos em Gassho e em voz alta. Que este seria um caminho para o Satori, para a iluminação. Sem dúvida que é pelo crescimento da nossa consciência que encontramos no Reiki “um segredo para a felicidade”. Assim, sempre que a nuvem escura se aproximar – Parar! Recitar os cinco princípios! Deixar fluir! “Só por hoje, sou calmo”.

Ao fazer vibrar estes princípios em nós, encontramos a força interior que nos fará alcançar o céu azul e limpo do nosso espírito.

Onde estudar mais os poemas do Imperador Meiji

Estes poemas encontram-se descritos e interpretados no livro Reiki como Filosofia de Vida, de Johnny De’ Carli, Editora Dinalivro. Podem ler como estudar esse livro, aqui…

 

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.