
Poemas do Imperador Meiji – a Lua
De 12 a 16 de Junho iniciamos um novo ciclo de O Tao do Reiki. Acompanhados pelos poemas do Imperador Meiji e pelos cinco princípios do Reiki, percorremos mais um Caminho interior.
Como iniciar estas meditações com os poemas do Imperador Meiji
Está no aqui e agora, liga-te à fonte para que estes cinco minutos de reflexão sejam vividos em plenitude. Ao vibrares por dentro, emanarás para o exterior. É assim que transformamos o que nos rodeia, começando por nós. Se quiseres, coloca as mãos em cima das pernas, com as palmas viradas para cima, ou então em posição Gassho. Esvazia a mente dos pensamentos, não serão necessários agora. Recita interiormente o poema ou então declama-o em voz alta, o que te fizer mais sentido.
Poema 1 – A lua
Mudanças profundas ocorrem
Porque tantas pessoas
Partiram deste mundo
Mas a Lua numa noite de Outono
Permanece sempre igual
Reflexão
Este poema remete-nos para a mudança e o equilíbrio necessário que ela exige. Aqueles que partem deixam em nós um vazio que não é preenchido. Anos passam-se e esse vazio não se preenche. Apenas em serenidade se encontra a resposta. Ao alcançar a compreensão sabemos que “a lua numa noite de Outono Permanece sempre igual”. A vida é sempre a vida, é um tempo contínuo onde nos interceptamos. A mudança, qualquer que ela seja, trará a sua parte de vazio e a sua parte de preenchimento, tudo no universo tem que estar em equilíbrio mas nem sempre o conseguimos perceber.
A prática dos cinco princípios traz-nos a serenidade para ganharmos tempo e espaço para aceitar e compreender. Lidar com o vazio, aprender a trabalhar com a nova energia. O Reiki não é solução para tudo mas está sempre lá, é sempre o mesmo, também ele permanece igual. Podemos ir buscá-lo em qualquer altura e tempo, para o nosso equilíbrio. Aceitar a mudança, trabalhar com a mudança, caminhar com a mudança, é o desafio de hoje.
Onde estudar mais os poemas do Imperador Meiji
Estes poemas encontram-se descritos e interpretados no livro Reiki como Filosofia de Vida, de Johnny De’ Carli, Editora Dinalivro. Podem ler como estudar esse livro, aqui…
