Reiki elevação da consciência

Reiki é energia universal, é uma prática japonesa com um carácter terapêutico mas é também uma filosofia de vida. Desde o primeiro nível que aprendemos os Gokai, os cinco princípios e sabemos que são estes princípios que devemos recitar e, principalmente, praticar. Além dos cinco princípios, o Mestre Usui recitava poemas dos Imperador Meiji, um conjunto de 125 poemas dos mais de 10000 que este imperador escreveu. Com este novo livro de Johnny De’ Carli temos a oportunidade de ler e reflectir em maior profundidade sobre Reiki como Filosofia de Vida, para que mais presentemente esteja na nossa vida.

Os benefícios de estudar “Reiki como Filosofia de Vida”

Este livro não deve ser encarado como uma obra literária que começa na página 3 e terminada na 541, Reiki como Filosofia de Vida, é um auxiliar à reflexão. Sabemos que reflectir, dirigindo-nos ao nosso interior e ligando-nos ao saber universal, não pode ser feito de uma forma leviana, ou meramente lógica. Há que entregar, explorar e desenvolver.

Como estudar este livro

Encontramos a sua divisão em cinco capítulos:

  1. Reiki e Metafísica
  2. O Período Meiji
  3. O Imperador Meiji e o Reiki como Filosofia de Vida
  4. Reiki e os poemas adotados por Mikao Usui
  5. Considerações finais

Reiki como Filosofia de VidaComece por ler os capítulos 1 a 3, para que tenha uma compreensão dos fundamentos deste livro, do tempo em que os poemas foram escritos e da sua introdução no sistema de ensino do Mestre Mikao Usui. Podem também ler o Capítulo 5 – Considerações Finais, que contém o excerto de uma entrevista ao Mestre Usui. Desta forma, ao longo dos capítulos 1 a 3 e 5, o leitor viajará pelo tempo e no contexto de todo este livro, compreendendo o que o autor tem como consideração sobre a Reiki como Filosofia de Vida.

Agora sim, pode dedicar-se à leitura, interiorização e reflexão sobre os poemas.

Cada poema tem um conjunto de páginas. A primeira, de número par, é umaimagem, a segunda, indica o númeronome do poema, o seu texto em japonês e a tradução para português.

Aproveite ainda para reflectir sobre as citações que podem ser encontradas no fundo de cada página, como por exemplo na página 497 – “Nada substitui a persistência para se obter êxito no caminho da aprendizagem“.

Usar o livro no dia-a-dia

Como aplicar?

O livro pode ser usado como material de reflexão, considerando cada poema como um momento de reflexão que poderá ajudar a ter uma outra perspectiva sobre questões e acções. No fundo, será reforçar a prática da nossa filosofia de vida, como reikianos, adicionando a meditação sobre estes poemas escolhidos pelo Mestre Usui.

Exemplo

  • Ao acordar, praticar os cinco princípios de Reiki, deixar fluir essa vibração e bem estar e colocar uma questão. “Como resolver este problema?”, “O que reflectir neste dia?”, “Como mudar esta atitude?”
  • Abrir o livro numa página qualquer, ler o poema, interiorizá-lo, sentir essa vibração e reflectir sobre como pode o que foi lido auxiliar ou influenciar na questão colocada.
  • Depois leiam também a interpretação dada pelo autor, que está nas páginas seguintes ao poema.
  • Ao longo do dia, vá reflectindo e aplicando o que leu e aprendeu com o poema.
  • No final do dia, recite os cinco princípios e volte a reflectir… será que o poema que leu ajudou?
  • Leia-o novamente… que impacto teve para si?

Reiki como Filosofia de Vida

O posfácio do livro

“O Reiki traz, a cada praticante, um maravilhoso mundo de várias dimensões e vivências, o seu toque é tão profundo que nos alcança o íntimo e faz ver a vida com outros olhos.

Em “Reiki como Filosofia de Vida”, o Mestre Johnny De’ Carli traz a sua ligação mais íntima com a energia universal, através da inspiração e reflexão com o Imperador Meiji e os poemas que o Mestre Mikao Usui declamava em cada aula, como auxiliar à elevação da consciência e crescimento interior dos seus alunos.

Em certos momentos do nosso caminho no Reiki, descobrimos o valor da intuição, da voz interior. A intuição é uma excelente ponte na nossa comunhão com o Reiki e com o próprio estar na vida, ela permite-nos ver claramente, sentir sem barreiras e assim experienciar uma prática mais ampla, empática, expressando sem barreiras todo o amor incondicional.

Dizia o filósofo Arthur Schopenhauer que “a intuição é mais forte que a razão”, pelo valor da forma transmitida, do imediatismo, da clareza com que é tão facilmente assimilada. E sobre a intuição o escritor Alfred Montapert dizia que “quem quiser melhorar os condicionalismos externos tem de começar por melhorar os internos. O seu instinto leva-o mais longe que o seu intelecto”

É essa clareza que encontramos neste livro, na interpretação de cada poema, ele mesmo construído de alma, com intuição, com uma ligação à própria vida. Ao ler este livro, não só nos encontramos directamente com a mensagem do Imperador Meiji, como também fazemos uma viagem no tempo, encontrando-nos no Dojo do Mestre Mikao Usui.

No poema 65 – Dia, o Imperador Meiji diz-nos “Gostaria muito de ter um espírito rejuvenescido como o Sol Nascente”. É neste poema que encontro, também, o espírito e a mensagem que “Reiki como Filosofia de Vida” nos transmite – o saber renovar diariamente os pontos de vista em busca da evolução, do “Satori”, a iluminação. Assim, “só por hoje, sou grato” por tanta riqueza que este livro traz, saboreando diariamente cada poema, reflexão e intuição aqui colocada.” – João Magalhães

Público-alvo

Praticantes de Reiki e público em geral.

Sinopse

Além de constituir um sistema natural de harmonização, equilíbrio e reposição energética que mantém ou recupera a saúde, o método Reiki é uma filosofia terapêutica de vida baseada nos Cinco Princípios do Reiki criados por Mikao Usui e nos 125 poemas que o próprio selecionou de entre os cerca de cem mil que o imperador Meiji escreveu. Uma vez que esses 125 poemas constituem lições preciosas de vida, Johnny De’ Carli desconstruiu o seu significado através da reflexão intuitiva sobre os versos do imperador, interpretando intuitivamente cada poema e permitindo assim que o seu significado seja esclarecido e acessível a todos os leitores. Em Reiki como Filosofia de Vida, o autor ajuda-nos a renovar os nossos pontos de vista em busca da evolução espiritual e da iluminação ou Satori. Cada poema deve ser saboreado diariamente, como um bálsamo capaz de regenerar o ser humano a nível físico e mental. Lançamento em Lisboa a 25 de Outubro e a 27 de Outubro no 3º Congresso Nacional de Reiki em Guimarães,

BIOGRAFIA DO AUTOR

Johnny De’ Carli é engenheiro agrónomo e possui também o bacharelato em Teologia, pela Faculdade Teológica de São Mateus (FATESMA), São Paulo. Realizou igualmente uma pós-graduação em Terapias Naturais e Holísticas e um mestrado em Ciências da Religião pela FATESMA. Estudou Reiki com vários mestres, entre os quais o Mestre Michael Prgomet, o Mestre William Lee Rand, o Mestre Ma Anand Chandra, o Mestre Cyd Makanui, o Mestre Doi Hiroshi e o Mestre Fuminori Aoki. Durante muitos anos, foi professor universitário na pós-graduação de Terapias Naturais e Holísticas, na Universidade Castelo Branco (UCB), no Rio de Janeiro. Docente da disciplina Bioelectrografia Aplicada ao Diagnóstico Energético e professor de Extensão Universitária, Johnny De’ Carli é também autor dos seguintes livros: Reiki Universal; Reiki – A Terapia do 3.º Milénio; Reiki – Amor, Saúde e Transformação; Reiki – Sistema Tradicional Japonês; Reiki para Crianças; Reiki – Os Poemas Recomendados por Mikao Usui; Reiki – Manual do Terapeuta Profissional.

 

Podem ver os videos sobre este livro no nosso canal de Youtube, Parte 1 e Parte 2…

Podem ler a entrevista a Johnny de’ Carli aqui…

Publicado no Reiki em Portugal