Cinco princípios de Reiki – Os Gokai

Um dos maiores legados de Mikao Usui é os Gokai – Os cinco princípios de Reiki. Este é um legado não só para praticantes de Reiki mas também para qualquer pessoa. São valores morais, atitudes, formas de estar na vida que, quando praticadas, nos ajudam a melhorar e elevar a consciência.

Eis como o Mestre Mikao Usui mostrava o que era o Usui Reiki Ryoho – Método de Cura Natural Usui, onde inseria os cinco princípios.

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho para a sua Evolução 

O segredo para atingir a felicidade

A cura natural para todas as doenças

Hoje, não se zangue,

Não se angustie, seja grato,

Seja diligente, seja gentil para os outros.

De manhã e à noite, com as mãos em oração,

Tenha isto em mente e diga-o em voz alta.

Os cinco princípios de Reiki hoje

Muitas são as traduções que vários Mestres adoptam. Todas elas correctas se mantiverem o mesmo espírito e sentido ensinado por Mikao Usui. No Sistema Tradicional, adopta-se uma vertente curta e directa dos princípios:

Só por Hoje,

Sou Calmo,

Confio,

Sou Grato,

Trabalho Honestamente,

Sou Bondoso.

Cinco princípios de Reiki

GOKAI -五戒 (5 mandamentos/princípios)

Kyo dake wa –今日たけは

Ikaruna –怒るな

Shinpaisuna –  心配すな

Kanshashite –感謝して

Gyo wo hageme –業をはけめ

Hito ni shinsetsu ni –人に親切に

Os cinco princípios de Reiki e a filosofia de vida de um praticante

O Mestre Usui dizia que deviamos recitar os Gokai de manhã e à noite com as mãos em Gassho. Estas práticas irão levar à mudança da nossa consciência, através da elevação e da mudança dos hábitos de vida. A prática dos cinco princípios não deve ficar apenas pela manhã e noite, ou seja pelo início e fim de cada dia. Esta prática deve ser vivenciada muitas vezes por dia. É possivel fazê-lo em qualquer lado. Imaginando uma reunião, porque não recitar os princípios antes, mesmo interiormente. Quando confrontados, porque não recitar os princípios antes de responder?

É esta prática que nos trará a mudança.

Sou calmo, é uma garantia de serenidade, de esvaziarmos a nossa taça para podermos observar e beber o que os outros têm para nos dar.

Confio, confio em mim, nos outros e no universo. Deixo fluir como a água, mas cuido do terreno onde crescem as sementes da minha humanidade.

Sou grato, em todas as situações boas e más. Principalmente nas más que me permitem crescer e ter uma visão correcta da Vida. Mudando-me estou mais em equilíbrio com todo o ecosistema.

Trabalho honestamente, cumpro as minhas funções e sou verdadeiro, comigo e com os outros.

Sou bondoso, em primeiro lugar comigo. Sem bondade em mim não conseguirei ser bondoso com os outros. Respeito todos os seres vivos, toda a existência. Compreendo que não existe bem nem mal mas sim sabedoria e ignorância.

Os cinco princípios e a filosofia de vida do Reiki pelos praticantes tradicionais no Japão

Os praticantes da Usui Reiki Ryoho Gakai (sociedade Usui Reiki Ryoho) usam os 125 Gyosei escritos pelo imperador Meiji como modelo de Filosofia de Vida. Ele escreveu muitos Gyosei (poesia japonesa WAKA), como como alimento para a mente (no japonês, mente e coração). Os praticantes mantêm os Gokai (Por hoje só, não te zangues, não te preocupes. Sê grato. Trabalha honestamente. Sê gentil com todas as pessoas todos os dias, faz um esforço para o crescimento da tua mente e corpo, e visa manter a saúde, aumentar a paz, prosperidade e felicidade na família / sociedade / país / mundo).

A prática dos cinco princípios num seminário da Usui Reiki Ryoho Gakai

O Shuyokai, é um seminário realizado pelo mestre de Reiki, a fim de incentivar o crescimento da mente e do espírito de todos os alunos. O Reiju é dado pelo mestre naquele momento.

A prática do Hatsurei-ho (Conjunto de 4 técnicas do Shoden – Kenyoku, Joshin-Kokyuu-Ho, Gassho e Reiji-Ho) é ensinada no Nível 2 Okuden  para a prática de Reiki em si mesmo.
No começo do Shuyokai e do Hatsurei-ho, o Gyosei (poema do Imperador Meiji) é lido em voz alta para limpar os pensamentos ociosos. Os Gokai são lidos em voz alta pelo menos três vezes. Esta prática foi iniciada por Usui-sensei e os praticantes da Usui Reiki Ryoho ainda hoje o fazem.

Um gyosei do Imperador Meiji

“Isasaka no kizu naki tama mo tomosureba chiri ni hikari wo usinainikeri”

Mesmo uma perfeita jóia, sem riscos, poderia perder a sua beleza e brilho por um pouco de pó. O coração e a alma precisam de polimento constante, a fim de serem mantidos limpos.

A prática do Hatsurei-ho pelo Mestre Hiroshi Doi

Hatsurei-ho é chamado “Shuyo ho” quando é feito em conjunto, num grupo. É feito desta forma:

  • Limpar a mente recitando os Gyosei
  • Seiza – sentar no chão no estilo zen
  • Kenyoku – Banho seco
  • Joshin Kokyu – Técnica da respiração da parte superior do corpo
  • Gassho – Mãos Juntas
  • Seishin Toitsu – continuar a meditação (é aqui que o “Reiju” um empoderamento ou sintonização é dada pelos Mestres – isto é feito em todos os encontros de Reiki)
  • Gokai Sansho – dizer os cinco princípios alto, três vezes

File:Kuramadera1.jpg

Yuki-jinja – Monte Kurama

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

1 Comment

  1. Mto bom o texto.gratidão.

    Post a Reply

Deixe um comentário