Chakras Tao do Reiki
Reiki

Chakras, corpo energético e o Reiki

Os chakras fazem parte do sistema de corpo energético dos hindus. A sua designação pode ser encontrada nos Vedas, com mais de 5000 anos. Quem pratica yoga, com toda a certeza que já ouviu falar deles.

Chakra significa roda, em sânscrito. Este é o seu aspecto quando visualizados de frente. Um chakra é criado quando duis ou mais linhas energéticas se cruzam.

Eles são recetores e emissores de energia. Recebem a energia segundo a sua frequência, acumulam-na, enviando para os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Assim, também os chakras emitem um sinal que indica a quantidade e qualidade de energia armazenada, que no Reiki percebemos através da técnica Byosen. Cada chakra projecta uma camada de energia à volta do corpo que constitui a nossa aura. Assim, o conjunto da aura é formado pelas 7 camadas, uma de cada chakra.

A maior parte dos praticantes de Reiki usa o sistema energético dos Chakras como orientação às suas sensações e tratamentos. Não sabemos como seria no tempo do Mestre Usui mas é possível que não usassem este sistema. Para nós, ocidentais, é bastante fácil de compreender. Nas posições de tratamento está muito bem enquadrado, pois todas as posições passam pelos 7 chakras principais, ficando as restantes nas articulações e pés.

Os 7 Chakras

A seguinte imagem mostra os chakras, pelas suas cores. A ordem é sempre contada de baixo para cima. Do chakra raiz para o chakra da coroa.

Chakras Tao do Reiki 7 – O Chakra da coroa, está relacionado com o cérebro e com a glândula pineal, é o centro de ligação ao universo e o ponto de entrada da energia.

6 – O Chakra da terceira visão fica situado no ponto em que as sobrancelhas tocam a cana do nariz e está relacionado com os olhos, a glândula pituitária e a intuição.

5 – O Chakra Laríngeo está localizado no ponto em que o pescoço toca no diafragma, está relacionado com a voz, pulmões, garganta, nariz e ouvidos.

4 – O Chakra Cardíaco, está localizado na zona do timo, ao centro do peito, dá-nos a capacidade de exprimir amor, é também relacionado com a circulação sanguínea.

3 – O Chakra do Plexo Solar fica localizado mesmo abaixo da caixa toráxica, está relacionado com a digestão e com as nossas emoções, é um dos chakras mais facilmente afectáveis.

2 – O Chakra Esplénico ou Sexual está localizado dois dedos abaixo do umbigo, é relacionado com a nossa sexualidade, criatividade, objectivos de vida, alegria e sistema reprodutor.

1 – O Chakra Raiz é assim chamado pois está localizado na base da coluna vertebral, está ligado aos nossos instintos de sobrevivência e à nossa capacidade de nos integrarmos com o mundo.

 Chakras e corpo energético vistos de perfil

chakras-vertical-tao-do-reiki

Nesta vista de perfil, conseguimos perceber as orientações dos Chakras.

Os verticais, que são o Raiz e Cora. O primeiro capta a energia da Terra, o segundo a Energia do Universo.

E depois os laterais – Esplénico, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, 3ª Visão. Apontam para fora do corpo à frente e nas costas.

Conhecer os chakras ajuda-nos a ter uma consciência mais profunda de nós próprios e dos outros. Compreender os vazios ou excessos de energia e as consequências mentais e emocionais dos mesmos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.