Dia da consciência
Tao

As 14 práticas da plena consciência – Liberdade de pensamento

Durante 14 dias, vamos observar as 14 práticas da plena consciência, transmitidas por Thich Nhat Hanh. Este programa para o desenvolvimento da plena consciência ajuda-nos a atingir a consciência interpessoal, a compaixão e o amor incondicional.

dia-da-consciencia-that

As 14 práticas da plena consciência

O Terceiro Treino Consciente: Liberdade de Pensamento

Cientes do sofrimento trazido quando nós impomos a nossa visão aos outros, estamos determinados a não forçar os outros, mesmo os nossos filhos, seja por que maneira for — como autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou doutrinamento — a adoptar as nossas visões. Estamos comprometidos a respeitar o direito dos outros de serem diferentes, a escolherem o que acreditarem e como decidirem. Vamos aprendendo, entretanto, a aprender a ajudar os outros a se desapegarem e a transformar a visão limitada através de um discurso amoroso e um diálogo compassivo.

 Não forçar os outros, incluindo as crianças, a adoptar os nossos pontos de vista seja por que meios forem: autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou educação. Respeitar as diferenças entre os seres humanos e a liberdade de opinião de cada qual. Saber, no entanto, utilizar o diálogo para ajudar a renunciar ao fanatismo e à estreiteza do espírito.

A prática relacionada com o Reiki

Na filosofia de vida do Reiki, os Gokai deixados pelo Mestre Usui, temos o quinto princípio – Só por hoje, sou bondoso. A bondade, o bem que cresce no coração, a fonte do amor incondicional, eleva-nos, transcende-nos além da posse e do apego. Também consideramos os pensamentos, os direitos, os outros como nossos, quando no fundo, nada possuímos. Na prática de Reiki, descobrimo-nos e encontramos a importância do respeito e da liberdade, alojados no chakra esplénico. Eu sou livre, o outro é livre. Se considero o outro como posse, também eu não sou livre. Liberdade é algo de interior e único em nós, partilhado através da bondade. Como diz o imperador Meiji no seu poema “O espírito”.

Seja o que for que aconteça

Em qualquer situação

É meu desejo

Que o meu espírito se mantenha

Sem fronteiras

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.