Reiki,  Tao,  Técnicas de Reiki

Anshin Ritsumei – praticar Reiki para um estado de perfeita paz e felicidade

Anshin Ritsumei ou anjin ryumei – é o estado da perfeita paz e felicidade.

Este é o estado de iluminação que atingimos quando a mente está em total paz, tendo consciência do nosso objectivo na vida, não sendo perturbados por nada.

O Anshin Ritsumei tem uma origem no confucionismo – “Encontrar uma paz interior e confiar no próprio destino”. Tal pode também ser encontrado no Shintoismo, onde não se procura a iluminação mas sim um estado de paz.

Anshin Ritsumei, na prática de Reiki

Atingir o Anshin Ritsumei implica a prática de Mente Limpa e Coração Predisposto. Sem expectativas, sem pensamentos, no aqui e agora, vazios, de coração predisposto, aberto, a receber e a dar.

Este é um estado que apenas se atinge com a prática.

Hiroshi Doi conta que o Mestre Usui teve pelo menos dois satori (iluminações) conhecidos. Um ocorreu num sonho, ou visão, onde percebeu qual o seu propósito de vida – atingir o Anshin Ritsumei. O outro foi no final do período de 21 dias de retiro no Monte Kurama, onde percepcionou o Reiki.

A prática contínua dos Gokai, os cinco princípios, para a elevação prática da consciência é essencial para mudar os padrões mentais e emocionais que temos. De seguida vem a prática do auto-tratamento – é o que nos auxiliará a atingir o equilíbrio energético em todo o corpo. A meditação Gassho e as técnicas de Reiki, auxiliarão a encontrar o equilíbrio interior e o polimento do nosso Ser. A prática dos Gyosei, a reflexão nos poemas do Imperador Meiji, pode também auxiliar a encontrar a elevação de espírito e a mudança da consciência.

125 – O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho

Nada se faz sem trabalho, isso mesmo é indicado no quarto princípio de Reiki “Só por hoje, trabalho honestamente”. Este caminho do Reiki é exigente interiormente mas suave como um rio. Cada um tem o seu tempo e é isso que deve cumprir. O Reiki não é para correr. O Anshin Ritsumei atinge-se naturalmente, sem tensão, sem esforço.

Técnicas de Reiki para Anshin Ritsumei

o-tao-do-reiki-anshin-ritsumei

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Rosa Clara

    Parece de propósito ler certas coisas em certos dias.
    Este post foi importante para mim, hoje.
    Grata por tê-lo escrito um dia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.