Shodoca
Inspirador

Shodoka, o canto do Satori imediato

ShodocaShodoka – O canto do Satori imediato – Yoka Daishi

Sho significa “experimentado, evidente, certificado” e, às vezes, “satori”. Do significa “o caminho”, o verdadeiro espírito, o verdadeiro ego, a vida eterna, universal.  O Shodoka é um dos quatro textos essenciais do Zen. Os outros são o Shin jin mei, escrito anteriormente pelo Mestre Sosan, o Sandokai do Mestre Sekito, e o Hokyo zunmai, do Mestre Tosan, que lhe são posteriores.Estas são as quatro obras essenciais para se conhecer o Zen. Vejamos como o conceito do Satori se espelha em terapias como, por exemplo, o Reiki. O Mestre Mikao Usui disse que a prática dos Gokai (cinco princípios) era um caminho para atingir o Satori (iluminação).

A não forma não é nem ku nem não-ku;
é a verdadeira forma do Buda.
O espelho do espírito é puro
e nada pode ofuscá-lo;
por sua pureza e claridade,
ele reflecte todo o universo

Ku é a vacuidade, o vazio, a não forma é Muso, que inclui a existência e não-existência, o grande e o pequeno. Se sorrirmos diante do espelho ele sorri para nós, a nossa forma sorri para nós. Se o nosso espírito for o espelho, se brilharmos como Buda, iluminados como o Satori, então podemos realmente nos conhecer. A reflexão encontra-se não nas palavras mas no que sentimos, no que nos entregamos.

Porquê ler o Shodoka

O Tao do Reiki é feito de muitas perspectivas e saberes. Reiki, pela sua simplicidade integra-se em plenitude com tudo o que somos. O Mestre Yoka Daishi referia-se à abrangência que devemos ter nos ensinamentos, através da seguinte reflexão:

Se despertares e compreenderes,
não será mais preciso
fazer esforços à ordem de “ui”
(a impermanência dos fenómenos)

Ui é o ensinamento limitado, aquele que é visível e tem origem nas ciências.

O que queremos alcançar, fazendo este caminho de Reiki é atingir o ensinamento eterno, aquele que está além das ciências, que nos leva ao topo da montanha do nosso espírito, onde encontramos a profundidade do nosso Ser, em comunhão com o Universo.

Shodoca é editado pela Pensamento/Cultrix e importado pela Dinalivro. Podem ver o livro aqui…

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.