Cursos com Acompanhamento

Um curso de Reiki ou Karuna, tem implícito o desenvolvimento pessoal e o trabalho com a energia. Há o desenvolvimento de uma filosofia de vida e muitas técnicas a aplicar, quer pessoalmente quer depois a outros. O lema do CENIF é Crescer para Viver Feliz e por isso mesmo queremos que os cursos base da escola tenham sempre acompanhamento. Vivemos segundo duas mensagens deixadas pelo Mestre Mikao Usui «Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade» e »Reiki é para a melhoria do corpo e da mente».

Os cursos base

A base do CENIF é o Reiki e é aí que focamos a maior parte do nosso trabalho, prática, investigação e tempo. Adicionalmente, proporcionamos também os cursos de Karuna, para o desenvolvimento da compaixão e aprofundamento da capacidade terapêutica.

Os cursos de Reiki estão divididos em 4 níveis:

  • Nível 1 – Shoden, os primeiros ensinamentos;
  • Nível 2 – Okuden, os segundos ensinamentos;
  • Nível 3 – Shinpiden, os ensinamentos secretos;
  • Nível 3B – Gokukaiden, a transmissão dos ensinamentos secretos.

Os cursos de karuna, estão divididos em 4 níveis:

  • Nível 1 – Construir o Jardim da Alma
  • Nível 2 – O Tratamento Amoroso e Compassivo do Jardim da Alma
  • Nível 3 – Viver no Jardim da Alma
  • Nível 3B – Realizar o Jardim da Alma

No karuna, geralmente só existem 3 níveis mas decidimos dividi-lo para diferenciar o trabalho entre a energia dos quatro símbolos que se aprendem e o trabalho de ensinar.

Como funcionam os workshops

Cada nível de Reiki tem um período de aprendizagem e prática de seis meses. No Reiki, a excepção está no nível 3 B, o Gokukaiden onde temos um período de 9 a 12 meses.

Os cursos são iniciados num dia de fim-de-semana, para que haja mais tempo na passagem de conhecimento e prática e depois os workshops são geralmente dados em horário pós-laboral, durante a semana. Para apoiar alunos que não têm essa disponibilidade ou moram longe, alguns workshops são também marcados ao fim-de-semana. Exemplo: Início de nível 1, Sábado. Workshop 1, Segunda-feira, 19h00.

Os workshops são o desenvolvimento da teoria e prática no Reiki. É importante praticar e desenvolver toda a experiência, assim como partilhar. Escutar e falar sobre as questões, comunicar e viver com outros praticantes as mesmas situações ou as suas questões em particular. Assim crescemos sustentados.

Aulas práticas

Além dos workshops, temos aulas práticas de tratamento, onde podem realizar tratamentos uns aos outros, para desenvolverem a prática. São aulas dadas duas vezes por mês, para todos os níveis.

Progredir nos níveis e participação nos workshops

Apesar dos cursos terem uma duração de seis meses, podem continuar a assistir aos workshops do nível respectivo, sem pagar mais por isso.

Caso passem de nível, além dos workshops do nível, podem continuar a praticar nos workshops dos níveis anteriores.

No CENIF, prezamos sempre a oportunidade de vos criarmos condições para praticarem e se desenvolverem pessoalmente.

Estágios

A partir do nível 2, iniciam-se os estágios. No nível 2 não são obrigatórios.

No nível 3, o estágio é obrigatório para o desenvolvimento da capacidade terapêutica.

No nível 3B, o estágio é também obrigatório pois para se ensinar Reiki têm também que saber cuidar dos outros.

O estágio é feito num período mínimo de 2 meses, todas as semanas, uma vez por semana.

Os certificados

No final de cada curso, compreendendo o tempo limite, o aluno recebe o seu certificado de conclusão, passado pelo CENIF e pelo Mestre que o ensinou.

Alunos externos

Aceitamos alunos que não tenham sido iniciados por nós, respeitando o ensinamento que lhes foi dado. Cada caso será visto pessoalmente mas damos acesso aos workshops do nível onde estão, gratuitamente.