Tratamentos de Reiki

Uma terapia observada como uma equação

Há formas muito interessantes de observarmos o nosso trabalho numa consulta ou sessão de Reiki. Uma delas é observarmos o que colocamos na prática como uma equação.

Como observares uma terapia Reiki como sendo uma equação

Vamos ver uma consulta ou sessão de Reiki simples:

REIKI + PESSOA = TRATAMENTO DE REIKI

Isto significa que Reiki é a variável da aplicação terapêutica, ao passo que a pessoa demonstra as variáveis das condições para o seu desequilíbrio e desarmonia. Sendo que a pessoa reagirá à aplicação de Reiki, a resposta é dada no contexto de Reiki, ou seja, de um tratamento (exclusivo) de Reiki.

Vamos agora ver o caso em que o Terapeuta ou Voluntário, coloca as suas crenças na aplicação prática:

(REIKI + CRENÇAS) + PESSOA = ?

Vamos experimentar desdobrar a variável CRENÇAS:

(REIKI + REZAR AO ANJO + PEDIR À CHAMA VIOLETA + REZAR AOS GUIAS) + PESSOA = ?

Observando desta forma a nossa equação, percebemos que existem muitas variáveis na parte terapêutica, para lidar com as condições da pessoa. O resultado desta prática não será o de uma sessão de Reiki e porque? Porque não estás unicamente a lidar com a “Energia Universal“, estás a usar mais energias para alcançares um determinado propósito. Isto levanta algumas questões:

  1. Sabes compreender o byosen se só aplicares Reiki?
  2. Sabes compreender as reacções da pessoa e tudo o que advém de aplicares as tuas crenças?
  3. Se a pessoa pediu uma sessão de Reiki, será que ela pediu a intervenção de crenças pessoais?
  4. Será que faz sentido adicionar crenças pessoais à prática terapêutica que está bem definida?

Repara, isto não quer dizer que as crenças são erradas ou que não deves fazer isto ou aquilo, mas precisamos reflectir se quando vamos à peixaria compreendemos a diferença entre um robalo de mar e um de aquacultura, ou se queremos comprar pota como se fosse polvo, ou peixe caracol como se fosse bacalhau?

Este é um exemplo muito simples onde podemos comparar a nossa exigência da vida pessoal, transposta para a nossa arte terapêutica.

Se no teu caso quiseres usar mais variáveis nos teus tratamentos, já sabes que tens que alertar a pessoa para isso, indicando também que não fazem parte da prática de Reiki, pois pode-se ser acusado de má prática profissional (é verdade e pode ser feita queixa crime!).

É por isso mesmo que Reiki é uma prática que requer muito treino, pois esse treino traz a experiência do byosen e isso não é algo que se adquira num dia, ou mesmo em alguns anos, é uma experiência de vida. Como tal, Reiki é um caminho e, como o Mestre Usui indicava “para a melhoria do corpo e da mente“.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.