Se tens pressa, o que Reiki pode fazer por ti

Temos que fazer tudo rápido, sentimos a pressa de viver a vida, de pensar tudo e sentir tudo, mas chega-se a um momento em que afinal não nos lembramos de tudo o que vivemos nem sentimos, pelo caminho, fizemos sofrer os outros com a pressa que tínhamos.

Querer viver sem pressa e como Reiki nos pode orientar

Por alguma razão, o Mestre Usui começa os cinco princípios com “Só por hoje” e “Sou calmo“.

Só por hoje representa o aqui e agora, o momento presente, aquilo a que se aplica o conceito de “mindfulness”. É saber estar no momento, escutar no momento, ou falar no momento, observar e olhar, ouvir e escutar. Esta capacidade de estar no momento presente ajuda-nos a compreender que ter pressa na verdade não nos leva a lado algum, excepto a talvez um desgaste desnecessário, assim como um desgaste dos outros. Existem situações que requerem urgência e celeridade, mas outras que são totalmente evitáveis, sem razão para a pressa e os seus efeitos secundários.

Sou calmo trata-se do saber criar e viver em harmonia. Harmonia para nós mesmos e para os outros, contemplar a “lua reflectida no lago”, conseguir inspirar profundamente sem solavancos, cuidar de nós mesmos e dos outros sem apegos desnecessários. Sou calmo é viver sabendo que se está vivo e é proporcionar aos outros essa mesma noção.

Na vida temos um momento para tudo. Mesmo nos momentos de urgência e grande stress, podemos estar no só por hoje, no sou calmo, ou seja, sem ansiedade e mesmo assim promovendo harmonia.

Lembra-te que a pressa é destruidora e que de pouco adianta o stress que causamos a nós mesmos. Lembra-te do tempo em que para comunicar com um amigo se escrevia uma carta e passado um mês se recebia a resposta… e se continuava amigo à mesma. Ter tudo no momento imediato, muitas vezes leva a ter cada vez menos. Só por hoje, sou calmo é um sinal de respeito, por ti, pelos outros, pela vida.

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário