Om Mani Padme Hum
Budismo,  Chakras

OM MANI PADME HUM em meditação

Om Mani Padme Hum foi o mantra que aprendemos na aula de Dharma dada pela Mestre Miao Yen. Mas, para meditar, aprendemos também que devemos ter a coluna direita, para que a energia flua por todo o corpo e que a meditação é como uma viagem, vamos sempre caminhando, como se estivessemos a escalar uma montanha, até chegarmos ao seu topo. Relacionado com o mantra e com a flor de lótus, ainda nos ensinou dois truques:

Om Mani Padme Hum e a flor de lótus em meditação

Um dos truques na meditação é visualizarmos uma flor de lótus no nosso tanden. Ao inspirar, essa flor de lótus está aberta, ao expirar, ela fecha-se, como se se recolhesse me silêncio e serenidade.

O outro truque é a recitação do mantra Om Mani Padme Hum, onde um dos seus significados é “sou uma flor de lótus” ou “louvor à jóia que está no lótus”.

Om Mani Padme Hum

Segundo o Dalai Lama, Om Mani Padme Hum pode ter o seguinte significado:

Om simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; Ao mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do Buda.

As próximas quatro sílabas indicam o Caminho. ‘Mani’ significa ‘joia’ e simboliza o método que é a intenção altruística de se tornar iluminado, simboliza compaixão e amor.

As duas sílabas ‘Padme’ significam lótus e simbolizam a sabedoria.

A pureza deve ser atingida através da unidade indivisível do método e da sabedoria, o que é simbolizado pela sílaba final ‘hum’, que significa indivisibilidade.”

Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que a prática do Caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impura na exaltação de pureza que são o corpo, a fala e a mente do Buda.”

A aplicação do mantra Om Mani Padme Hum na meditação

Tanto podes recitar o mantra Om Mani Padme Hum audivelmente, como interiormente. Sente cada sílaba e ao recitares o HUM, imagina-o a sair pelo chakra da coroa. Aplica esta técnica meditativa também quando estiveres doente e no final, bebe três copos de água morna. O corpo pode transpirar, eliminando as toxinas, por isso, depois deixa secar.

Podes também entoar em forma de cântico o mantra Om Mani Padme Hum.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

6 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.