Filosofia de Vida,  Reiki

Cinco atitudes para um Natal com muito Reiki

O Natal é uma época excelente para uns e muito triste para outros. Traz-nos alegrias ou decepções, felicidade ou tristeza. Podemos cultivar cinco atitudes, através da prática de Reiki, para criarmos um Natal um pouco mais feliz e equilibrado para nós e para os outros.

Cinco atitudes para o Natal

As cinco atitudes que vamos cultivar são os cinco princípios aplicados na nossa vivência. Pode parecer simples, mas não é. Eles são exigentes e requerem de nós consciência e atenção, a nós mesmos e aos outros.

Só por hoje, sou calmo

Aprecia cada dia e situação como sendo únicas, elas não se irão repetir. A tua atitude mental e emocional é importante, não só para ti, mas para os outros também. Se procuras calma, lembra-te de também levares a calma aos outros. Se achas que já és calmo observa se a tua calma não traz stress aos que te rodeiam, por exemplo, numa fila dos CTT, se bondoso e agradável, mas tendo em conta todas as pessoas que também estão à espera, não te alongues no tempo.

Se ao teu lado estão pessoas com muito stress, tenta levar-lhes um pouco de paz. Não é dizendo tem calma, mas sim proporcionando-lhes um momento pacífico. O teu coração sentirá o que será mais indicado.

Só por hoje, confio

Para os vários eventos do Natal, confia também nos outros, não queiras fazer tu tudo, ou esperar que tudo seja perfeito. A vida é cheia de surpresas maravilhosas, promove paz e alegria para estes dias, estimula a autoconfiança em ti mesmo e nos outros. O óptimo é “inimigo” do bom, o contentamento traz generosidade ao coração. Capacita os outros, aprende a delegar e a confiar.

Só por hoje, sou grato

Agradece pelo dia, pelo momento presente. Mesmo que estejas numa altura que te traz tristeza, este momento presente não é triste, tu podes estar bem e feliz. Preenche o teu coração de gratidão, esvaziando o peso que ele tem. O peso não te serve de nada, a gratidão traz-te leveza. Aplica o teu autotratamento com esse propósito, esvaziar, para que te possas preencher de felicidade.

Só por hoje, trabalho honestamente

Sê verdadeiro, acima de tudo. Construir uma vida em verdade é viver ligeiro, sem pesos e amarras. Sê diligente nas coisas a fazer, mas lembra-te dos princípios anteriores que te pedem uma mente pacífica e confiante, um coração grato. Permite que também os outros possam gozar estes tempos em alegria e com a sua família. Se estás em dor, sabe comunicá-la, não apenas para te lamentares, mas sim para que os outros te possam ajudar verdadeiramente. Tem força e serenidade.

Só por hoje, sou bondoso

A maior bondade que podes ter nesta época é saíres do teu universo de dor ou ego. Lembra-te de todos os princípios, o teu sorriso e bondade faz a diferença. Não é preciso ires a correr para os desfavorecidos, existem muitas pessoas desfavorecidas no nosso dia-a-dia, com emprego, família e todos os confortos. A tua bondade pode mudar as suas vidas e a tua própria.

Os cinco princípios de Reiki são a maior riqueza que podemos ter, eles guiam-nos para uma vida pacífica e feliz. Tem um feliz Natal, leva um feliz Natal a todos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Paula Duarte

    Palavras sábias que levam à reflexão e à auto-análise. A Felicidade pode parecer fugaz, mas existindo nas simples e pequenas coisas, forma o todo e por vezes suficiente para se ser Feliz. Uma estrela a brilhar no céu, um sorriso e uma palavra amiga, uma mão que te afaga e te dá força, uma cadelinha que te faz uma festa e mostra que te tem no coração. Feliz Natal!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.