Os cinco princípios de Reiki são como uma bússola para o nosso crescimento

Os cinco princípios de Reiki são orientações que o Mestre Usui nos legou para podermos cumprir a Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Podemos mesmo dizer que os cinco princípios são como um bússola para o nosso crescimento. Eles guiam-nos por um caminho, no qual sabemos as atitudes a tomar, os cuidados a ter, a forma de viver.

Cinco princípios para o nosso crescimento

Os cinco princípios revelam-se um princípio, meio e fim para alcançarmos a felicidade. Eles são simples e estão dirigidos, em primeiro lugar, a nós mesmos. Podes praticá-los, segundo o Mestre Usui, «de manhã e à noite, com as mãos em gassho». Na realidade, podes praticá-los a todos os momentos, em todas as questões e situações.

Cinco princípios

Os cinco princípios convidam-nos a viver. Para viver temos que saber conviver. Isto quer dizer que eu não posso refugiar-me na montanha, ou viver isolado. Até poderei fazer isso, mas acabarei por não resolver as minhas situações. Então os cinco princípios orientam-nos para podermos trabalhar todas as nossas questões emocionais e mentais, mas como?

Só por hoje – Pratica o momento presente. Sabe estar e escutar. Não adianta falar ao telemóvel, escrever e tentar raciocinar ao mesmo tempo. Uma coisa de cada vez, tudo no seu tempo certo.

Sou calmo – Promove a harmonia em ti e nos outros. Se parares de levar sofrimento aos outros, também o teu sofrimento irá parar, porque encontras paz em ti. A calma irá ajudar-te a observar todas as coisas com tempo, com mente e coração.

Confio – Acredita em ti, sente o fluxo da vida e escuta as direcções que esta te pede. Acredita nos outros e dá-lhes uma força incrível para crescerem.

Sou grato – A gratidão traz-te o conforto da entrega, do entendimento dos limites e da celebração da vida.

Trabalho honestamente – O que fazes, faz com verdade, com integridade, na melhor forma possível para ti e para todos. Comunica contigo mesmo, com os outros, com a vida.

Sou bondoso –  Esvazia a mente, preenche o coração. Leva bondade a ti mesmo para que possas levar bondade para os outros.

 

 

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário