Nível 3B - Gokukaiden,  Reiki

Os 10 passos para te iniciares como Mestre de Reiki

Ser Mestre de Reiki é um percurso tão largo quanto comprido e irá requerer muito de ti, por mais que penses ser fácil ou que te está no destino. Ao longo do teu tempo, irás compreender a profundidade e sacrifício que este trabalho requer, assim como é muito importante realmente praticarmos Reiki. Neste sentido, partilho contigo 10 passos, 10 indicadores, para te auxiliarem no percurso.

Os 10 passos para te iniciares como Mestre de Reiki

1 Revisão

Revê tudo o que aprendeste desde o nível 1. Participa nos workshops de todos os níveis, novamente. Irás observar cada aula com outros olhos e assim perceber até de que forma poderás dar tu mesmo os teus workshops. Ser Mestre de Reiki é compreender a atitude de aprendiz, ter sempre uma mente vazia para que possa escutar as necessidades dos outros.

2 Prática

Antes de começares o teu primeiro curso de Reiki com pessoas que não conheces, experimenta fazer com os teus colegas ou amigos mais próximos, para que te possam indicar os pontos a melhorar e as questões que não entendem e poderás precisar de esclarecer.

3 Paciência

Tens que ter sempre paciência contigo e paciência com os outros. Paciência contigo pois terás alturas em que estarás farto e cansado, paciência com os outros pois tens que ser capaz de compreender que hoje em dia sempre se espera uma resposta no minuto seguinte, que encontrarás pessoas muito ansiosas e que deves responder-lhes sempre, mesmo que não venham a ser tuas alunas ou desistam da prática. Paciência principalmente porque Reiki não é um dia, mas uma vida. Ter isto em mente, ajudar-te-á. Cumpre os cinco princípios.

4 Resiliência

Se forte como uma montanha e flexível como um bambu. Irás encontrar muitas dificuldades pela frente, de todas as naturezas e formas. Se mudaste de profissão achando que na prática de Reiki encontrarias apenas paz, irás encontrar sim todas as questões que não conseguiste resolver. Essa é uma grande lição do universo. Para sermos felizes, temos que compreender os obstáculos que nós mesmos colocamos. Aprende, com serenidade, a cumprir a resiliência.

5 Vivência

Toda a tua experiência de vida será muito importante. Tudo o que fizeste até ao dia presente é importante para a tua passagem de conhecimento. Os teus defeitos serão importantes, assim como a forma como os ultrapassaste. A vivência traz-nos experiência e esta também se alcança através da prática. Não podemos estar a ensinar o que nunca praticamos ou não queremos praticar. Reiki tem duas vertentes, a filosofia de vida e a prática terapêutica. Para as ensinar, é preciso conhecer e praticar.

6 Sabedoria

A sabedoria é um longo percurso que vem sendo construído através da dedicação e bondade. À medida que o tempo vai passando, percebemos melhor certas coisas que apenas vêm com a idade. Isso traz-nos grandes lições de humildade, fazendo-nos compreender que não há mestres e discípulos, mas que todos somos praticantes de Reiki a partilhar experiências de vida.

facebook-guia-poemas-89

7 Visão

Para o teu caminho como Mestre de Reiki, precisas de uma intenção. Lembras-te das que colocaste em cada sintonização que recebeste? Qual será a intenção agora para este teu percurso de vida? Ter uma visão de vida ajuda a saber lidar com as dificuldades, com os obstáculos. Uma grande ferramenta para uma excelente visão é aquilo a que chamamos de Gainen, os preceitos de Reiki.

8 Compaixão

Uma mente vazia traz um coração preenchido. Quando temos o coração preenchido, compreendemos melhor o amor incondicional e a compaixão. Nunca poderemos retirar o sofrimento dos outros se nós sofremos do mesmo mal, apenas nos estamos a iludir e podemos cair num mau momento.

9 Cumprimento

Tens que ser o exemplo que queres dar. Para se ser um exemplo tem que se ser humano. Quando somos humanos, sabemos estar, tentamos conviver, lidamos com as dificuldades, erros, defeitos, os nossos e os dos outros. Não precisamos estar em lugar de destaque ou com distância, não precisamos de interlocutores, mas precisamos estar e cumprir aquilo que realmente queremos ensinar. Cumprir é também ensinar Reiki segundo aquilo que Reiki é. Podemos saber muitas coisas e passar muito conhecimento fora do Reiki aos alunos, aos nossos companheiros de caminho, mas precisamos também saber ensinar Reiki, senão porque razão diríamos que ensinamos Reiki? Cumprir é trabalhar honestamente e a melhor forma de te lembrares disso é pensar que quando vais à peixaria não pretendes comprar carne lá, ou quando vais ao dentista não estás à espera de um raio-x ao joelho.

10 Realização

Realizares-te com Reiki é viveres com Reiki. Não é ser-se apenas com Reiki, mas é saber colocar Reiki em tudo o que se faz na vida. Podes ter mais uma, duas, três profissões ao mesmo tempo e saberes colocar nelas Reiki. Não precisas evidenciar que és praticante, mas sim saberes aplicar o que sabes em tudo o que és. Assim, não és uma pessoa em partes, mas uma pessoa na íntegra, em tudo.

facebook-guia-poemas-95-mina

Então, o que é ser Mestre de Reiki? É ser um praticante de Reiki que continuamente aprimora a sua experiência e a partilha com os outros. Começares este percurso é lindíssimo!!!

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.