Filosofia de Vida

Mente e Coração influenciam a forma como interpretamos a comunicação

Muito possivelmente já passaste por uma situação como estares a dizer ou escrever algo e outros interpretarem de forma totalmente diferente. Ou mesmo tu já interpretaste de forma diferente aquilo que outros queriam comunicar. A nossa Mente e Coração têm uma enorme influência na interpretação, é claro.

Comunica com mente e coração

Tudo o que dizemos, de alguma forma, pode ter um impacto incrível na vida da outra pessoa. Por vezes brincamos e é levado como uma ofensa, por vezes alerta-se e parece ser uma crítica, então, a comunicação não passa só por sermos capazes de expressar o que sentimos ou pensamos, é bem mais do que isso. Comunicar é também saber observar o outro, tentar compreender as suas expectativas, necessidades. Se passaste muito tempo sem ser capaz de dizer o que pensas, isso devia ter-te trazido lições muito preciosas como:

  • É preciso comunicar;
  • É preciso que alguém me seja capaz de escutar;
  • É preciso que compreendam o que se quer comunicar.

Pensando assim, não devemos dizer as coisas a torto e a direito, nem pensar que as censuramos, antes pelo contrário, estaremos a comunicar com mente e coração para alguém que tem também uma mente e coração. Se esvaziares a tua mente, se cultivares bondade no teu coração, conseguirás compreender melhor o que o outro possa querer comunicar ou até tu mesmo poderás comunicar de forma mais clara.

Observa os cinco princípios à luz da comunicação:

É preciso ter tempo para comunicar; Confiança em nós mesmos para não sentirmos que tudo é um ataque a nós ou às nossas acções; Precisamos ter uma atitude de gratidão por existir esta comunicação, ela trará crescimento; A honestidade permitirá comunicar o que se sente e pensa na verdade, sabendo também que cada um tem a sua própria verdade; Preenchidos de bondade, porque iremos julgar o que outro diz?

Screenshot_1

Escuta atentamente

Além da mente e do coração precisamos também de saber escutar atentamente. Isto significa que a nossa mente tem que estar vazia e que o coração não deve saltar para a boca. Não há maior lição de compaixão que a capacidade de saber ouvir até quem nos está a magoar. Escuta o que o outro te diz e aprende com essas lições. Os cinco princípios indicam-te o caminho para manteres uma mente vazia e um coração predisposto. Escutar não é pregar. Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. Vale a pena cultivar a escuta atenta.

Escuta de mente e coração

Vale a pena praticares os cinco princípios de Reiki, encontrar e promover uma comunicação mais saudável entre todos.

pratica os principios pratica reiki - 2016

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.