Reiki

Voluntariado Reiki e um voluntariado responsável

A grande maioria dos praticantes chega a um momento que inicia o seu voluntariado Reiki como forma de expressar o que sente no coração – a doação do seu saber, tempo e a partilha de Reiki. Esta é uma atitude consciente de quem sente o apelo do amor incondicional.

Então, ao iniciarmos um projecto de voluntariado temos que ter em atenção que o seu centro será sempre as pessoas. São pessoas que o realizam, são pessoas aquelas que irão ser tratadas pelos voluntários. O voluntariado Reiki pede responsabilidade por parte de todos os envolvidos – a instituição que está a disponibilizar voluntários, a instituição que necessita deles para os seus utentes e, finalmente, os próprios voluntários.

Temos notado que os projectos de longo prazo acabam por trazer várias situações que não são as melhores – descompromisso dos voluntários, descompromisso da instituição que os acolhe, para tratar dos seus utentes. É por isso mesmo que fazer um projecto de voluntariado deve ser algo com um início, meio e fim, podendo ter um prolongamento mas apenas após uma avaliação por parte de todos os envolvidos.

Quando desgastamos o voluntariado, desgastamos algo de muito precioso – a capacidade de doar.

Então, todos precisamos fazer um esforço para que o voluntariado Reiki seja a melhor experiência possível e isso implica, proximidade, valorização do voluntário pela instituição que necessita da sua doação e mesmo apoio no seu acompanhamento. Também os voluntários sofrem de burnout.

Desde 2010 que a Associação Portuguesa de Reiki desenvolve projectos de voluntariado, tendo sido o primeiro na Cruz Vermelha de Caselas. Desde seniores a pessoas portadoras de deficiência, a crianças ou animais, o voluntariado Reiki tem estado presente em todo o país e isso deve ser valorizado. Por isso mesmo, devemos sempre reflectir sobre o estado dos nossos projectos, o acompanhamento e apoio que as instituições têm dado. Fazer voluntariado por fazer, estar por estar, não é a ideia mas sim, estar para cuidar, fazer voluntariado por genuína doação, amor incondicional e vontade de mudança.

Se és voluntário, muito muito obrigado!!!!

vamos ser voluntários

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.