Diferença entre sessão de Reiki, consulta e voluntariado

Ao colocar as mãos numa pessoa estamos a praticar e a enviar Reiki. Nesta acção, podemos ter três conceitos diferentes que podem ser aplicados nos variados contextos da prática.

  • Sessão de Reiki;
  • Consulta de Reiki;
  • Voluntariado Reiki;
  • Partilha de Reiki.

A distinção entre cada uma destas acções pode ser ténue mas poderá ter alguma diferença, principalmente para a compreensão de quem está a receber Reiki. É claro que estes conceitos são muito particulares e cada praticante terá em si uma definição mas clara.

Sessão de Reiki

É a prática de envio de Reiki para a pessoa, presencialmente. É um momento muitas vezes único que pode ser aplicado mas mais diferentes situações como por exemplo uma situação de emergência em que é necessário fazer Reiki a alguém com dores de cabeça ou dores musculares fortes. Não é tão formal, poderá não ter um registo da actividade. A sessão pode ser realizada até por alunos de nível 1 (tendo em consideração que deviam apenas fazer a pessoas próximas e a colegas).

Screenshot_19

Sessão de Reiki – Momento de tratamento onde não se envolve uma relação terapeuta/cliente.

 

Consulta de Reiki

Momento formal para o tratamento de uma pessoa. Envolve o registo da prática e o pagamento da mesma. A consulta, sendo um momento mais exigente e envolvente numa relação terapeuta/cliente, deve ser realizada por praticantes de nível 3. A consulta de Reiki envolverá a aplicação de técnicas e um olhar holístico para o percurso terapêutico para a cura das causas e condições às quais levam a pessoa a procurar esta terapia complementar. Reiki não tem a premissa de cura mas o objectivo da prática é auxiliar a pessoa a equilibrar-se para a sua própria cura.

Screenshot_20

Consulta de Reiki – acto profissional entre terapeuta e cliente.

Voluntariado Reiki

O voluntariado é uma prática muito comum entre praticantes de Reiki, principalmente a partir do nível 2 pois auxilia-os a desenvolver a sua técnica assim como a vivenciar a prática de amor incondicional. É um momento de responsabilidade na doação de energia e de tempo a quem mais precisa. O voluntariado é geralmente gratuito ou por troca de géneros alimentares ou apoio a instituições.

Screenshot_21

O voluntariado é um acto de amor incondicional, partilhando o saber e o tempo com quem mais precisa.

Partilha de Reiki

A partilha de Reiki é um momento de sessão entre praticantes de Reiki. Geralmente é feito em aulas ou num momento combinado entre alunos. Por vezes na partilha após um terminar, recebe Reiki do seu colega que esteve a receber. É uma prática que auxilia no desenvolvimento da percepção do byosen, e do fluxo de energia. Auxilia também a compreender o que é a prática energética.

Screenshot_22

Qualquer uma destas acções deve estar abrangida pelo código de ética, como é o caso do Código de Ética da Associação Portuguesa de Reiki.

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário