Nível 2 - Okuden,  Reiki

Os mantras de Reiki e Karuna

Por vezes surge a questão – como dizer os mantras? Devem apenas ser audíveis?

No Reiki e no Karuna, os símbolos são sempre activados com a recitação dos seus respectivos mantras, três vezes. Tal funciona porque o praticante tem o símbolo em si, dado pela sintonização e ao desenhá-lo, visualizá-lo e ao entoar o seu mantra, reactiva-o. Essa reactivação é o chamar da frequência específica que corresponde o símbolo.

Podemos dizer o mantra, ou jumon, palavra japonesa, audivelmente ou então interiormente. Se existem diferenças? Provavelmente sim pois a palavra é sempre acção mas, pelo menos como experiência própria, nunca notei diferença entre o audível e o interior.

chokurei
Ao desenhar, repete o mantra três vezes – Chokurei, Chokurei, Chokurei

Na prática de karuna, seguimos exactamente o mesmo racional, ao desenhar os símbolos, repetimos os seus mantras três vezes, audivel ou interiormente.

O mantra pode ser dito ao mesmo tempo que se desenha o símbolo ou depois deste ter sido desenhado ou visualizado. Por exemplo, com o Zonar:

O Zonar

 

Nestas situações, nada melhor que experimentar. Desenha o símbolo e diz o seu mantra audivelmente. Noutra ocasião, desenha o símbolo e diz o mantra interiormente. Como correu? É igual ou não?

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.