Meditação,  Novas técnicas,  Reiki

Mokuso a meditação

Há centenas de anos que, no Japão, a meditação tornou-se parte do treino espiritual e marcial. Ao treinar a mente, esta torna-se mais focada e, a longo termo, alcança o pensamento e atitude puros. A meditação é também usada para o aumento e retenção da energia vital. Esta é uma prática que requer rotina sendo 15 a 30 minutos diários, o necessário para o aperfeiçoamento à técnica e capacidade de observação. Em japonês chama-se à meditação praticada para esvaziar a mente de mokuso 黙想 . Mokuso significa algo como «olhar em silêncio para o coração» ou «pensar, reflectir profundamente». A prática ideal é realizar 1 hora por dia, logo após o levantar e antes de deitar.

Praticar a mente silenciosa requer disciplina, repetição e uma vontade inabalável. Ao praticares este tipo de meditação permites que o stress seja reduzido, com isto, a pressão sanguínea e a pulsação tendem a baixar e, uma respiração lenta e ritmada, permite relaxar o sistema nervoso. Podes praticar a meditação tendo em conta quatro aspectos:

1 – Postura

É importante que o corpo esteja relaxado mas, que ao mesmo tempo, esteja direito, como uma linha condutora entre a energia do Céu e da Terra. A língua deve estar assente no palato, para a ligação entre os meridianos. Geralmente é feito em postura seiza, com os pés debaixo da bacia mas, se for desconfortável, poderá ser feito com as pernas em lótus ou mesmo numa cadeira.

2 – Mudras, as posições das mãos

Existem vários tipos de posições, a que pode ser usada no mokuso é a mão esquerda a repousar sobre a mão direita, os dois polegares suavemente unidos.

3 – Concentração

A concentração atinge-se pelo foco na respiração, pela mente vazia. O estado de mente vazia permite que estejamos mais abertos às novas situações ao mesmo tempo que as memórias não assaltam a mente, levando-nos a reacções desmedidas ou despropositadas.

4 – Respiração

A respiração deve ser lenta e abdominal, para que o seika tanden, o centro de energia, acumule mais ki e também possa reciclar toda a energia do corpo. Ao fazer a respiração, faz sempre profundas inspirações e expirações, prendendo um pouco o ar entre cada uma delas. Nunca levar tenção na respiração, ou seja, inspirar totalmente ou expirar totalmente. Ao longo de cada ciclo, mantém a atenção no abdómen. Uma técnica que também auxilia na concentração é a contagem, de um a dez, na respiração. Um, na inspiração; Dois na expiração e assim sucessivamente.

seiza meditação - cortado cenif

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.