Nível 1 Shoden,  Reiki

3 passos para o autotratamento Reiki

Se estás a iniciar o teu processo de 21 dias de autotratamento Reiki ou a retomar o mesmo, aqui ficam algumas dicas que te poderão auxiliar na preparação, realização e finalização do mesmo. Lembra-te das seguintes palavras do Mestre Usui «Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável». Pratica os princípios, para que alimentes a mente e o coração, pratica o autotratamento, para cuidares do teu corpo.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

1º Passo – a preparação

A preparação para o autotratamento passa também por te lembrares dos 3 pilares do Reiki:

  1. Gassho
  2. Reiji-ho
  3. Chiryo

No Gassho, colocas as mãos juntas ao coração, centras-te na mente vazia e recitas os cinco princípios. No Reiji-ho, colocas a intenção do teu tratamento, o agradecimento e podes até ir visualizando como está o teu corpo. O Chiryo, é o segundo passo – o autotratamento.

Enraizamento

O enraizamento ajuda-te a estar no aqui e agora e a descarregar o excesso de energia que tenhas. Podes ler mais sobre o enraizamento aqui…

Banho seco

O banho seco permite-te cortar ligações e limpar os excessos de energia que tenhas.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/Gx1U4pIX0bE”]

Chuva de Reiki

A chuva de Reiki é uma limpeza à tua aura.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/_D8c7PRp278″]

2º Passo – o Autotratamento Reiki

Segue as posições de autotratamento base e as que aches necessárias para tratar a tua questão em particular. Segue também a intuição e não te prendas por limites de tempo. Podes fazer o autotratamento a qualquer hora do dia que seja boa para ti. Caso adormeças, no dia seguinte começa da posição onde adormeceste para que compreendas tudo o que se passa no teu corpo.

Podes fazer o autotratamento sentado numa cadeira, em posição seiza, lótus ou deitado, o que for mais confortável para ti.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ssNbzFwk2ro”]

3º Passo – Finalizar

Para finalizares o teu autotratamento, começa por ter consciência de como estás? Interroga-te sobre:

  • O que senti ao longo do autotratamento Reiki?
  • De que forma?
  • Sinto-me melhor ou pior?
  • Que pensamentos me surgiram ou dores e em que parte do corpo?

Recita os cinco princípios, se necessário volta a fazer o banho seco caso tenhas ficado com algum excesso de energia. Faz o enraizamento se ficaste com a cabeça «no ar».

Agradece sempre por todo este teu trabalho. Já viste como é incrível? Consegues cuidar de ti, através da energia que está disponível em todo o lado. Continua a recitar os cinco princípios e a fazer a transformação.

Podes consultar O Grande Livro do Reiki para maior detalhe na prática ou Reiki – Elevação da Consciência para a tua transformação.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Luiza De Matos

    Olá muito boa informação para mim foi de grande ajuda pois Sou uma iniciante de Reiki estava confusão no procedimiento que se faz antes do autotratamento.
    Gratidão.
    Namasté

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.