Artigos,  Reiki,  Reiki para Crianças,  Super Reikinho - Reiki para Crianças

Super Reikinho o livro de Reiki para crianças

Sílvia Oliveira é terapeuta, Mestre de Reiki e ao longo dos anos como coordenadora do núcleo de Reiki de Guimarães, foi desenvolvendo vários projectos de voluntariado, com crianças, seniores, pessoas com deficiência e mesmo animais. Em todos estes projectos encontrou nas crianças uma realização muito importante com o Reiki – realmente a energia e filosofia de vida trazia-lhes transformação e felicidade. Mesmo nas suas consultas foi procurando a melhor forma de ajudar as crianças com Reiki e assim, um dia, surgiu o Super Reikinho.

O que te levou a escrever este livro de Reiki?

Já trabalho com o Super Reikinho em crianças há mais de um ano. Os resultados tem sido tão bons, que tem de ser partilhados! Levar esta técnica de Reiki para crianças, a todos de uma forma muito simples e com muita imaginação através de muitas aventuras com um Super Herói é a finalidade deste livro.

O boneco do Super Reikinho já ia a escolas, infantários e outras instituições, explicar o que era Reiki e como podíamos incluir esta filosofia no nosso dia a dia. Agora com o livro ainda se torna mais simples explicar como funciona a terapia Reiki.

super-reikinho-capa
Podes ler no ISSUU um pouco da história do Super Reikinho.

O Super Reikinho é um livro de Reiki para crianças. Para que idades?

A partir dos 5 anos até aos 12anos! Mas conheço pais que lêem a história do Super Reikinho a crianças de 2 anos!! Dizem que o livro só tem um problema, é que as crianças querem ouvir a história todos os dias!!! 🙂  Por outro lado, conheço jovens e adultos que lêem o livro e aplicam no seu dia a dia esta técnica do Super herói!

super reikinho crianças

É um livro genérico sobre Reiki ou para alguma prática em particular?

Este livro foi escrito de forma a que as pessoas consigam perceber o Reiki de uma forma muito simples… como se fossem crianças! É sobre Reiki, mas também excelente como auto conhecimento da nossa energia.

Achas importante o Reiki estar acessível às crianças como terapia complementar?

Não só acho importante como fundamental!! O auto tratamento é importante, mas a filosofia do Reiki é sem duvida alguma uma mais valia para crianças dos dias de hoje!

Em que casos achas que pode ser mais eficiente?

Na altura dos exames nacionais para as crianças do primeiro ciclo, uma escola pediu para levarmos o Super Reikinho até essas crianças. Foi tão bom explicar como podiam ficar mais calmas e confiar nelas próprias só com os 5 princípios de Reiki!

A terapia Reiki é muito importante para trabalhar a ansiedade nas crianças, a falta de confiança que traz tantas vezes medos e falta de auto estima.

Acredito de coração, que o Reiki ajuda as crianças a crescerem mais confiantes, mais calmos e com muito mais força para vencerem as dificuldades que vão ter ao longo da vida.

Será complicado para as crianças compreender o que é o Reiki e ter uma sessão de Reiki?

Agora com o super Reikinho, eles percebem perfeitamente que é uma energia muito boa e que lhes faz muito bem! Sabem que sempre que precisarem basta chamar pelo seu Herói e que a energia começa logo a fluir!  Durante as sessões, conseguem com a ajuda do Super Reikinho perceber o que está mal e como podem tratar essa questão! Antes de fazer terapia Reiki com o Super Reikinho, as crianças diziam que era bom e que gostavam do calorzinho. Grande parte das vezes associavam a energia Reiki ao Sol. Quando adormeciam eram simples fazer a sessão até ao fim, mas quando não fechavam os olhos J tornava-se difícil fazer uma sessão de Reiki completa. Sentia alguma dificuldade principalmente com as crianças hiper-activas.

silvia oliveira - super reikinho
Sílvia Oliveira e o Super Reikinho

A partir de que idade achas que uma criança pode aprender Reiki para si mesma?

Acho que não existe uma idade predefinida. Tal como nos adultos, existem crianças que desde cedo tem vontade de aprender Reiki e outras só muito mais tarde! Acredito que a partir dos 7 ou 8 anos já começam a ter uma melhor compreensão da terapia Reiki. Mas sempre algo muito sereno e que os possa auxiliar no dia a dia.

Qual é o teu sonho para este Super Reikinho?

O meu sonho já está concretizado! 🙂 Porque sempre que vejo a expressão de alegria quando uma criança abraça o Super Reikinho, quando um pai me diz que o filho dorme toda a noite com o Super Reikinho e já não tem medo do escuro, quando não querem que se lave o Super Reikinho na máquina porque lhe tira os Super poderes… :), quando fecham muito os olhos e dizem que o Super Reikinho está a ajudar a ser mais forte…  percebo que as crianças adoram o Super Reikinho e compreendem muito bem todos os poderes que tem e como os pode ajudar. Agora é só esperar que todas as crianças possam conhecer o Super Reikinho e sorrir!!

Que o Super Reikinho leve a terapia Reiki a muitas crianças e que os adultos percebam que Reiki é tão simples!!

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

5 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.