O autotratamento Reiki e como o fazer de forma criativa e nada aborrecida

Nem todos os praticantes conseguem ser «metódicos» com o seu autotratamento Reiki ou conseguem disponibilizar o tempo suficiente e a predisposição para o fazer. Isso é muito natural e podemos encontrar várias razões para tal. O mais importante que há na prática é tu descobrires o que Reiki significa para ti e o que podes fazer com ele. É uma viagem acompanhada pelo teu Mestre, pelos teus colegas mas muito vivida por ti mesmo.

O autotratamento Reiki

A prática de autotratamento é muito valiosa para qualquer praticante de Reiki. Ela tem muitos efeitos positivos em nós, tais como: Descoberta do nosso interior; Desenvolvimento da percepção da energia; Harmonia e equilíbrio nos vários corpos; É um acto de bondade para connosco que nos faz desenvolver a autoestima e o amor próprio. Quando sentires dificuldade em fazer o autotratamento Reiki observa as seguintes possibilidades que te poderão estimular e compreender a razão de não fazeres:

Descobre porque não consegues fazer o autotratamento

Tu, melhor que ninguém, tens a resposta sobre não conseguires fazer o autotratamento mas, nem sempre é fácil escutarmos a voz interior ou perceber o que realmente se passa. Então faz a ti mesmo as seguintes questões e observa as tuas respostas:

  • Tenho dificuldade em sentir a energia nas mãos?
  • Tenho dificuldade em sentir a energia no corpo em cada posição?
  • Se ficas impaciente ao fazer a prática, isso acontece em que momento? Como surge essa impaciência?
  • O que esperas do Reiki?

Encontra gosto e prazer no que fazes

Vive a tua prática com alegria. Se considerares o autotratamento como obrigação, estarás sempre a desejar o final dos 21 dias de autotratamento quando na realidade o autotratamento é algo que devia durar e durar, sendo aplicado sempre que necessário. Pensa no que Reiki é realmente para ti e no que a capacidade de te tratares representa. Dá valor ao teu «trabalho honesto».

Observa os resultados da tua aplicação

O simples acto de colocares as mãos numa parte e aí deixares fluir energia, que maravilha representa? É incrível teres a capacidade e vontade de deixar que a Energia Universal flua para ti! Então observa o que acontece com o mais simples acto. Avalia as tuas experiências e não pares apenas nas posições base, desenvolve a tua percepção ao experimentares tocar ou colocar as mãos ligeiramente afastadas. Experimenta aplicar Reiki nos braços e nas pernas. Sente o byosen em todo o teu corpo e não apenas nos chacras.

Partilha com amigos as tuas experiências

Costumas falar com os teus colegas de curso sobre as tuas experiências? Verás que é muito gratificante. Encara a partilha como sendo uma expressão do que sentes e do que vais vivendo e observa também a partilha do teu colega como a sua experiência pessoal. Vais ver que farão as mesmas coisas, de forma semelhante mas com muitas diferenças por vezes no sentir e na forma como interpretam esse sentir. A partilha de experiências com pessoas do mesmo nível, do mesmo curso, são um estímulo à tua prática. Podes fazer o mesmo com praticantes de outros níveis ou de outros mestres mas lembra-te que as aprendizagens e experiências são sempre diferentes.

Comunica as dificuldades

Se sentes dificuldades em fazer o autotratamento Reiki, comunicaste o mesmo ao teu mestre, de imediato? Tens ido aos workshops para praticar?

A comunicação é mesmo muito importante e o teu mestre de Reiki poderá auxiliar-te a encontrar respostas e técnicas para desenvolveres esse teu trabalho. Não fiques com receio de ser «julgado» ou de alguém considerar que não és capaz de «fazer». Reiki é para todos mas para cada pessoa é diferente e é importante que aceites essa diferença. Uns podem sentir as mãos quentes mas outros podem sentir uma almofada de energia ou mesmo frio. Tudo isso é energia e só poderás fazer a prática verdadeiramente descansado quando tiveres confiança em ti mesmo. Lembra-te do segundo princípio de Reiki.

Sê criativo

Porque não adicionas uma reflexão com os cinco princípios ao teu autotratamento?

  • Coloca as mãos em gassho no chacra cardíaco e diz «Só por hoje»
  • Passa para o chacra raiz e diz «Só por hoje, sou calmo»
  • Chacra esplénico e diz «Só por hoje, confio»
  • Chacra do plexo solar e diz «Só por hoje, sou grato»
  • Chacra laríngeo e diz «Só por hoje, trabalho honestamente»
  • Chacra da terceira visão e diz «Só por hoje, sou bondoso»
  • Sente como toda a energia flui do chacra da coroa para todo o corpo e agradece.

Vive Reiki

Em cada autotratamento, experimenta escolher um poema do imperador Meiji. São 125, dão-te imensas ferramentas para reflexão e desenvolvimento pessoal. Aplica Reiki em todos os momentos da tua vida. Ao veres televisão, ao lavares a loiça, ao estares no trabalho, ao brincares ou fazeres os trabalhos com os filhos. Faz do autotratamento e dos princípios, uma expressão da vida e descobre porque Reiki é «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

 

Mapa A3 de autotratamento Reiki

Mapa A3 de autotratamento Reiki

2015 ano de cuidar de quem cuida v

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

2 Comentários

  1. Artigo muito bom e oportuno.Obrigada Joao. Abraço no teu <3

    Responder
  2. Gosto de partilhar e gosto de quem partilha. Adoro ler estes artigos de ensinamento e partilha. Bem haja.

    Responder

Deixe um comentário