Nível 3B - Gokukaiden,  Reiki

Não te leves demasiado a sério. A consciência e humildade na sabedoria.

Muitas vezes reflicto sobre o que ensino, a forma de ensinar, como estou na vida, o exemplo e a acção, para onde vou e como estou a ir, para que? Considero esta reflexão sempre muito necessária pois a fronteira entre a simplicidade, partilha e o oportunismo, egoísmo é muito ténue, por mais que se diga que não.

Há uns tempos atrás, encontrei um video muito caricato e que representa muito bem o que por vezes sinto. Este video, para mim, é sempre uma enorme chamada de atenção. «Não te leves demasiado a sério», escuta, ouve, aprende, partilha mas nunca numa perspectiva de dogma, de «eu tenho a razão», «assim é que é», «Reiki é isto e mais nada», «tudo o resto está errado».

Então, há mesmo que ter alguma sabedoria (e essa vem com a prática da humildade) na observação dos nossos comportamentos e práticas. Sente, verdadeiramente, de coração o que fazes e como. Se os outros constantemente te criticam, verifica porquê. Será uma questão de perspectiva, de desejo de fracasso ou apenas uma verdadeira chamada de atenção para as situações?

Por isso é que te digo, não te leves demasiado a sério, não queiras ser mais papista que o papa. Segue as coisas com bom coração, compreende que és humano, assim como todos os outros. Que a melhor maneira de crescer é irmos todos juntos. Não é fácil e essa é mais uma razão para não te levares tão a sério. Cada um tem o seu tempo e crescer também requer espaço. Eu, prefiro que não me chamem mestre, não me vejo como tal e é uma provação constante lidar com o enaltecimento do ego (por parte dos outros e a minha própria vozinha interior) e a crítica arrazadora. Nada melhor que praticar os cinco princípios e relaxar um pouco, em sabedoria.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro

    Muito bom Joao.Estou completamente de acordo a melhor maneira de crescer é sem dúvida irmos juntos..abraço no eu <3

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.