Reiki

Será Reiki esotérico? Claro que não.

Desde muito novo que sempre me interessei pelos temas esotérico. Estudei, pratiquei, vivi e vivo mas, considerar Reiki como esotérico, é claro que não. O esoterismo insere-se dentro de uma doutrina ou religião e Reiki nada tem a ver com isso. É um método de cura natural e tem tanto de misterioso ou secreto quanto a capacidade da pessoa aprender e trabalhar com ele.

Explicar Reiki de uma forma simples nem sempre é fácil. Não porque seja complexo, sem lógica mas sim porque implica um processo de autoconhecimento interior. E quem consegue explicar bem o que se passa dentro de si?

O que sentimos nem sempre é fácil de comunicar e muitas vezes vamos buscar referências ao que temos como certo e tal poderá ser indicado como crenças religiosas ou espiritualistas mas, o Reiki não declara nada disso. A simplicidade do que o Mestre Usui dizia ser «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade» poderá também trazer a desconfiança e conotação com o tema do esoterismo mas, mais uma vez, nada tem a ver com isso. A Arte significa que precisamos praticar (e muito), Secreta, porque é interior, é uma visita ao nosso interior e ao trabalho que faremos de mudança de consciência. Reiki é, então, uma prática assente em princípios, numa filosofia de vida que nos pede a elevação da consciência e uma prática de autotratamento incrível porque permite o autotratamento e o tratamento a outros.

Se alguém confundir os níveis com ensinamentos secretos, também não é por aí. A única coisa que não deve estar exposta é o processo que usamos para sintonizar um praticante, isto para evitar ainda mais confusão, oportunismo e outras situações que nada têm a ver com a prática mas fazem parte da nossa humanidade. Esta reserva é um sinal de respeito, não de secretismo.

No Shinpiden, o terceiro nível, temos uma tradução directa que nos diz «ensinamentos misteriosos». Nada disto é esquisito, ou tem revelações incríveis. Fala sim da prática interior, do autoconhecimento da nossa essência. Isso é um mistério, continua a ser um mistério para todos nós. «Conhece-te a ti mesmo» é algo que vem dos primórdios da humanidade e tão pouco o conseguimos atingir.

Esoterismo? Vamos deixar antes para outras coisas. Reiki requer sim prática, predisposição para ser bondoso para consigo e para com os outros.

Se não o consegues explicar de forma simples, não estás a percebê-lo bem o suficiente. Albert Einstein
Se não o consegues explicar de forma simples, não estás a percebê-lo bem o suficiente. Albert Einstein

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Alaya (Graça Córtes)

    Bom dia, obrigada pela partilha.
    Sim o Reiki é simples, mas infelizmente existe muita complicação e confusão. Muitas pessoas procuram no Reiki respostas esotéricas… Andam a misturar tudo. Estou no 3º nível e quase desisti, exactamente porque algumas (muitas) das pessoas que frequentam os curso têm discursos com os quais não me identifico. Reiki é simples… Energia Universal, Amor Incondicional, ou como prefere a Arte secreta de convidar a Felicidade. Só isso…
    Tive de me afastar de grande parte dessas pessoas, para poder reflectir e conseguir reencontrar o Reiki. Estou de novo em Paz e de volta ao meu caminho.
    Aproveito para agradecer mais uma vez a vossa presença em Penafiel… É muito bom ouvir quem sabe e a cima de tudo quem não complica.
    Obrigada pela atenção, desejo-vos muita Paz, muito Amor e muita Luz

    Graça

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.