Budismo

Acreditar na mente

“Acreditar na mente” é um poema do século VII do Mestre budista chinês de Chan, Seng-Ts’An. Ele foi o terceiro patriarca após Bodhidharma, na vertente Chan, também conhecida por Zen, no Japão.

Acreditar na Mente – Seng-Ts’An

“O fim último das coisas onde elas não podem ir mais longe
Não está vinculada por regras e medidas:
Na mente harmoniosa [com a Via] temos o princípio da identidade,
Em que encontramos todos os esforços acalmados;
Dúvidas e irresoluções são completamente feitas com a distância,
E a fé correta é endireitada;
Não há nada deixado para trás,
Não há nada retido,
Tudo é vazio, lúcido e auto-iluminação;
Não há esforço, não há desperdício de energia
Este é onde o pensamento nunca alcança,
Este é o lugar onde a imaginação não consegue medir “.

O Mestre Seng-Ts’An fala-nos da essência da mente em harmonia – é nela que encontramos a nossa verdadeira identidade e nela não temos mais dúvidas nem necessidades. O vazio não é um estado de tristeza e abandono, é sim um estado de felicidade que transborda de nós para os outros. É aí que vamos buscar o espaço para a inspiração e criação.
Tudo o que fazemos em meditação é para chegarmos a essa essência e harmonia… um passo de cada vez, vivendo no quotidiano.

Sengcan
Mestre Seng-Ts’An – Um é Tudo; Tudo é Um. Quando compreendemos isto, que razão encontramos para a santidade ou sabedoria?

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.