21 dias de autotratamento Reiki quando não se consegue fazer

Em qualquer um dos níveis de Reiki passamos pelos 21 dias de autotratamento ou autocura. Este processo serve para que o nosso canal energético assuma as suas propriedades mas também para que nós consigamos compreender, melhor, o que é o Reiki e o efeito que faz em nós.

Os 21 dias de autotratamento não são uma questão de crença, nada tem a ver com obrigatoriedade ou validade de se ser um praticante de Reiki. Podemos praticar Reiki todos os dias mas, se não soubermos praticar os cinco princípios então de nada servirá aplicarmos Reiki insistentemente. Reiki é uma prática para desenvolvimento pessoal e equilíbrio de todos os nossos corpos, para o nosso bem estar, no caminho para a felicidade.

Então, o que podemos fazer quando não conseguimos completar os 21 dias de autotratamento?

Há praticantes que se sentem frustrados por fazerem cinco dias e depois por alguma razão, não conseguem fazer o sexto. Ou fazem vinte dias e falham o vigésimo primeiro. Para alguns há dúvida e até algum peso por terem falhado o compromisso. O melhor mesmo é avaliarmos a questão à luz dos cinco princípios.

O Mestre Usui pede-nos para sermos bondosos. O quinto princípio pede que tenhamos uma atitude compassiva para connosco, portanto se não conseguimos fazer algo,  vamos aproveitar esse momento para crescer:

  • Porque não consegui fazer?
  • O que senti ao longo destes dias?
  • Será que fez sentido o que me foi pedido?
  • Percebi realmente o significado do autotratamento?
  • Começo com os cinco princípios?

Estas questões ajudam-nos a compreender algumas situações com as quais podemos nos deparar. Mas, temos também que desmistificar:

  • Não cai um raio do céu se não fizerem os 21 dias;
  • Não deixam de ser praticantes de Reiki;
  • Não deixam de sentir a energia, nem tudo volta atrás.

No entanto, o Mestre Usui também nos fala do quarto princípio – só por hoje, trabalho honestamente. Neste caso, a importância está na honestidade que temos para connosco – será que isto me faz sentido? Será que sou capaz de me comprometer para o meu bem-estar, saúde e elevação da consciência?

Tratamento do chakra laringeo

Tratamento do chakra laringeo

Naturalmente a resposta é própria de cada um mas leva-nos a reflectir. Será que somos capazes de tratar de nós mesmos ou estamos mais vocacionados para tratar os outros? Se não somos capazes de nos tratar, também será mais difícil tratar os outros. O nosso equilíbrio é mesmo importante.

Dicas para fazer os 21 dias de autotratamento, se estão a falhar

Experimentem comprometer-se a fazer somente cinco dias. Nestes cinco dias observem:

  • Como pratico os cinco princípios;
  • O que sinto com o autotratamento;
  • Quanto tempo faço;
  • Adormeço ou tenho vontade de dormir? Se sim, sou capaz de mudar o horário?
  • Sinto pressa em terminar ou usufruo o tempo para mim?
  • Que maiores diferenças noto em mim?

Parem um dia e retomem durante mais cinco dias.

Continuem este processo de cinco dias e um de paragem até chegarem aos 21 dias. Como se sentem no final do processo.

Usem também o diário dos 21 dias de autotratamento para vos ajudar neste processo de crescimento e reflexão. Se o Mestre Usui criou o Reiki para que nos pudéssemos equilibrar e crescer, de certeza absoluta que não quereria que nos mortificássemos e achássemos o Reiki aborrecido. Vamos prestar o terceiro princípio – só por hoje, sou grato. Grato pelo bem que o Reiki me traz e me ajuda a levar a outros.

Não te esqueças:

  • Quanto mais praticas mais sentes e mais Reiki flui
  • Se tiveres sono, faz antes a outra hora ou então coloca uma mão no plexo solar e outra no cardíaco, se adormeceres não faz mal
  • Verifica sempre o efeito que o Reiki te traz, irá estimular-te.

 

 

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

9 Comentários

  1. obrigada pela enformação fiz o primeiro nível e sim andava preocupada por não ter conseguido os 21 dias e a duvida e o peso de não estar a comprir me atormentava obrigada

    Responder
  2. olá a todos os que estão a lêr o que aqui escrevo, antes demais sou grata por já ser iniciada ou seja já ter o nivel 1 de reiki, ainda estou a fazer o autotratamento que me foi recomendado pela minha mestre maria cecilia braga, deixei de fazer 2 dias ou seja um dia ñ fiz o outro fiz e o outro ñ fiz, pois moro com muita gente e ñ tenho tido sitio para fazer o autotratamento, tem sido uma batalha para mim, até em uma escada de um prédio fiz, porque ali tinha sossego, fiz lá por 2 x, depois a minha mãe cedeu-me o quarto dela por mais dois dias pois viu que eu andava aflita e que deveria ter feito um dia antes mas ñ fiz, depois fiz na sala pois estava sozinha em casa, dia seguinte ñ consegui fazer pois tinha gente em casa e pensei em fazer deitada já de noite, mas o sono e cansaço vençeram, enfim tem sido uma luta quase eu tentar aplicar reiki em mim e ñ ter sitio. gostava de saber se isto de ñ fazer já há dois dias se terei que começar tdo de novo. Espero no futuro dizer bem alto para mim que eu consegui. Pois uma coisa me move AMOR. Esta página têm me ajudado muito a entender determinados assuntos relacionados com o reiki. Obrigada do fundo do meu coração e espero que todos nós encontremos o nosso caminho. Abraços.

    Responder
    • Olá Mónica, estás então com uma excelente pessoa. Poderá depender do entendimento de cada mestre. Geralmente aconselho a que a prática seja feita com alegria. Se não podes num dia, então pelo menos quando fores para a cama, coloca uma mão no cardíaco e outra no plexo solar. Se por alguma razão não puderes mesmo, também não é por aí que a energia deixa de acontecer mas, aconselha-te com a Cecília sobre essa situação.
      Do meu ponto de vista, está tudo bem mas temos sempre que ver o que nos podem indicar para a nossa formação.
      Força e sempre muito Reiki. _/|\_

      Responder
  3. Li acima que se me deixar dormir coloco as mãos uma no plexo solar outra no cardíaco, bom mas para isso tinha que estar deitada, e colocar logo no inicio as mãos nessa posição. o meu problema é que de facto eu adormeço quase instantaneamente, mesmo fazendo de dia sentada eu vou adormecer, esforcei-me por fazer todos os auto tratamentos, mas em consciência não tenho certeza de ter feito corretamente, o que me causa algum desconforto, pois sou uma pessoa empenhada naquilo a que me proponho. que posso fazer ? Grata.

    Responder
    • Olá Maria,
      então podes experimentar começar por fazer o autotratamento, também sentada, mas começando pelos joelhos, sobes para o chakra raiz e depois vais subindo…
      Vê se funciona assim para ti.
      tudo de bom
      João

      Responder
  4. Eu fiz por 19 dias, no 20° dia tive um problema na lombar que não consegui fazer os dois dias seguidos, após essa lombalgia devido hérnia, terminei os 2 dias que faltavam, mas a mestre que me deu o curso disse que tenho que iniciar tudo de novo. Gostaria de saber se há algum jeito de não precisar fazer 21 dias de novo, pois quero aplicar o reiki nas pessoas do meu trabalho. Desde já agradeço.

    Responder
    • Olá Lilian, acredito que não tenha problema, não é por isso que deixas de ser praticante de Reiki. Mesmo nessas situações, podes ficar deitada e colocar apenas as mãos no chakra cardíaco e plexo solar ou então na zona da tua dor e deixar fluir a energia.
      As melhoras!!!!

      Responder
  5. Fiz o nível I em agosto de 2015 e ainda não fiz os 21 dias por não conseguir seguir a risca 21 dias initerruptos. Tenho que refazer o nível I novamente? Gratidão

    Responder
    • Olá Ana, não é preciso. Volta a fazer os 21 dias de autotratamento, tudo está bem! 🙂

      Responder

Deixe um comentário