Reiki

Os cinco princípios de Reiki na transformação e elevação da consciência

Do oriente vêm sempre mensagens que cada vez mais sentido fazem à nossa mente e coração. Compreendemos que não podemos continuar com uma sociedade autodestrutiva, nem com os nossos pensamentos que poluem e sentimentos desequilibrados. Os cinco princípios de Reiki trazem-nos a transformação e elevação da consciência.

O Dalai Lama sugere-nos uma introspecção matinal, uma primeira acção consciente para o dia que começa que é uma reflexão profunda, um desejo profundo para o nosso bem e para o bem dos outros.

Toda a manhã, pensa quando acordas:
Eu estou vivo,
Eu tenho uma vida humana preciosa ,
Eu não vou desperdiçá-la.
Eu vou usar todas as minhas energias para me desenvolver,
Para expandir o meu coração para os outros,
Para alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres.
Eu não vou ficar com raiva, Ou pensar mal dos outros.
Vou beneficiar os outros, tanto quanto eu posso.

O mestre Usui dizia que os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho, para a tua evolução, são o segredo para atingir a felicidade e a cura espiritual para todas as doenças:

Só por hoje, sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

De manhã e à noite, com as mãos em gassho (mãos juntas), tem isto em mente e diz em voz alta.

Os cinco princípios de Reiki na transformação e elevação da consciência

A prática constante, “de manhã e à noite”, traz-nos não a repetição pela repetição mas sim o hábito de cultivar a consciência nas virtudes da serenidade, confiança, gratidão, honestidade e bondade. Estes cinco pilares da filosofia de vida de qualquer praticante de Reiki, são comuns em muitas filosofias orientais que procuram o desenvolvimento humano, com a perspectiva da transformação de dentro para fora.

Comparando os textos do Dalai Lama com os do Mestre Usui, compreendemos a importância de iniciarmos o dia com o cultivo da consciência. Quando nos dedicamos a esta arte e tomamos consciência do objectivo ao qual vamos entregar as nossas energias, encontramos a transformação. Não é de um dia para o outro, irá demorar o tempo que demorar e o caminho é feito ao longo de toda a vida. De nós, parte a capacidade de apreciar essa viagem.

Cada vez que praticares os cinco princípios de Reiki, não os faças como se se tratasse apenas de uma recitação. Dá valor a cada palavra, sente o sentimento a crescer dentro de ti. Pratica nentatsu e meditação, para que sintas verdadeiramente a transformação e melhoria da tua mente e do teu corpo, como o Mestre Usui recomendava.

 

Encontra a simplicidade dos cinco princípios e fá-los ressoar dentro de ti. Abraça com alegria, mente limpa e coração predisposto, a tua prática. Sê feliz um dia de cada vez.
Encontra a simplicidade dos cinco princípios de Reiki e fá-los ressoar dentro de ti. Abraça com alegria, mente limpa e coração predisposto, a tua prática. Sê feliz um dia de cada vez.

 

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.