Os cinco princípios de Reiki na transformação e elevação da consciência

Do oriente vêm sempre mensagens que cada vez mais sentido fazem à nossa mente e coração. Compreendemos que não podemos continuar com uma sociedade autodestrutiva, nem com os nossos pensamentos que poluem e sentimentos desequilibrados. Os cinco princípios de Reiki trazem-nos a transformação e elevação da consciência.

O Dalai Lama sugere-nos uma introspecção matinal, uma primeira acção consciente para o dia que começa que é uma reflexão profunda, um desejo profundo para o nosso bem e para o bem dos outros.

Toda a manhã, pensa quando acordas:
Eu estou vivo,
Eu tenho uma vida humana preciosa ,
Eu não vou desperdiçá-la.
Eu vou usar todas as minhas energias para me desenvolver,
Para expandir o meu coração para os outros,
Para alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres.
Eu não vou ficar com raiva, Ou pensar mal dos outros.
Vou beneficiar os outros, tanto quanto eu posso.

O mestre Usui dizia que os ensinamentos do Usui Reiki Ryoho, para a tua evolução, são o segredo para atingir a felicidade e a cura espiritual para todas as doenças:

Só por hoje, sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

De manhã e à noite, com as mãos em gassho (mãos juntas), tem isto em mente e diz em voz alta.

Os cinco princípios de Reiki na transformação e elevação da consciência

A prática constante, “de manhã e à noite”, traz-nos não a repetição pela repetição mas sim o hábito de cultivar a consciência nas virtudes da serenidade, confiança, gratidão, honestidade e bondade. Estes cinco pilares da filosofia de vida de qualquer praticante de Reiki, são comuns em muitas filosofias orientais que procuram o desenvolvimento humano, com a perspectiva da transformação de dentro para fora.

Comparando os textos do Dalai Lama com os do Mestre Usui, compreendemos a importância de iniciarmos o dia com o cultivo da consciência. Quando nos dedicamos a esta arte e tomamos consciência do objectivo ao qual vamos entregar as nossas energias, encontramos a transformação. Não é de um dia para o outro, irá demorar o tempo que demorar e o caminho é feito ao longo de toda a vida. De nós, parte a capacidade de apreciar essa viagem.

Cada vez que praticares os cinco princípios de Reiki, não os faças como se se tratasse apenas de uma recitação. Dá valor a cada palavra, sente o sentimento a crescer dentro de ti. Pratica nentatsu e meditação, para que sintas verdadeiramente a transformação e melhoria da tua mente e do teu corpo, como o Mestre Usui recomendava.

 

Encontra a simplicidade dos cinco princípios e fá-los ressoar dentro de ti. Abraça com alegria, mente limpa e coração predisposto, a tua prática. Sê feliz um dia de cada vez.

Encontra a simplicidade dos cinco princípios de Reiki e fá-los ressoar dentro de ti. Abraça com alegria, mente limpa e coração predisposto, a tua prática. Sê feliz um dia de cada vez.

 

 

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário