Só por hoje, sou bondoso – os cinco princípios de Reiki

Sê bondoso para com os outros 人に親切に é o quinto princípio de Reiki, que podemos também indicar como sou bondoso. A bondade (shinsetsu) é uma expressão do nosso coração, a energia do quarto chakra.

Buda dizia «A paz vem de dentro de ti mesmo. Não a procures à tua volta». O olhar para dentro permite-nos ver além daquilo que aparentamos ser. Se aplicarmos o quarto princípio, trabalho honestamente, vamos compreender as situações e, sendo bondosos para connosco, vamos crescer com elas e ultrapassá-las. A bondade é a base para qualquer relacionamento, incluindo aquele que temos com nós próprios.

Kyo dake wa, Hito ni shinsetsu ni – Só por hoje, sou bondoso

Quando o Mestre Usui nos indicou que deviamos ser bondosos, teve um momento de grande visão e humanidade pois todos estes cinco princípios (gokai) se interligam e, só por hoje, nos ajudam a elevar a consciência e a nos transformarmos em melhores pessoas.

A bondade é um sentimento que se emana do nosso coração, quando mente e coração funcionam em conjunto. Ser bondoso é em primeiro lugar ter um sentido de respeito, para com o próprio e para com os outros. É saber os limites, as fronteiras e compreender que somente com amor incondicional e compaixão (karuna) é que realmente nos conseguimos exprimir em liberdade e compreender o outro.

Hito ni shinsetsu ni – sou bondoso na prática de Reiki

Aplicar o quinto princípio na prática de Reiki nem sempre é fácil. Isto porque Reiki traz-nos uma aproximação muito interior e indica-nos o que precisamos transformar. Então, mais tempo perdemos em autocrítica, desespero ou mesmo desistência do que propriamente a cuidar com amor o que precisamos de trabalhar e mudar.

Ser bondoso na prática de Reiki é compreender as necessidades, olhar o que há a tratar e fazê-lo com o amor incondicional característico desta energia. É aplicar regularmente o autotratamento ou pedir ajuda a alguém para que nos trate. É reconhecer a nossa necessidade e completá-la, indo à sua causa.

Hito ni shinsetsu ni – sou bondoso no dia-a-dia

Os cinco princípios têm como objectivo o convidar a felicidade, segundo as indicações do Mestre Usui. É uma grande verdade que sentimos ao praticar – com calma, aprendemos a confiar em nós, nos outros e no universo, expressamos gratidão pelas lições e pelo que recebemos, somos honestos connosco e com os outros, com o que fazemos, vivemos em bondade, escutando a mente e o coração, sendo compassivos.

Ser bondoso não é apenas algo que se faz quando se vai como missionário ou se realizam grandes obras de caridade. A maior bondade, por vezes é expressa com aqueles que nos estão mais próximos ou até são desconhecidos e precisam de uma palavra, de um toque, de um pouco de Reiki. A bondade descobre-se em nós e flui para os outros.

shinsetsu - Bondade

shinsetsu – Bondade

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário