Shin Shin Kaizen – Para a melhoria da mente e do corpo

“Temos a capacidade e a responsabilidade de escolher se nossas ações seguem um caminho virtuoso ou não.” ~ Dalai Lama

Reiki é um caminho para felicidade, para a felicidade duradoura. Este caminho é feito através da purificação da mente, trazendo a calma, paz e harmonia dos pensamentos, que se conjugarão com um coração bondoso, verdadeiro e grato. Reiki é mente e coração, unidos, sincronos, harmoniosos. Este crescimento, esta elevação da consciência, é feita através  da prática constante (de manhã e à noite) dos preceitos que o Mestre Usui nos legou.

Ao trazermos a elevação da consciência, o satori a nós, estaremos também a levar esse momento e energia aos que nos rodeiam, ajudando na transformação do mundo. Tudo começa em nós.

É este o significado de Shin Shin kaizen e o grande objetivo dos preceitos de Mikao Usui – A melhoria da mente e do corpo. Mente e Corpo têm um significado especial, no oriente, representam a totalidade do ser – espiritual, emocional, mental e físico.

Como praticar Shin Shin Kaizen – a melhoria da mente e do corpo

 “O momento presente é pleno de alegria e felicidade. Se estás atento, irás ver.”  ~ Thich Nhat Hanh

No geral, podes sempre praticar o Hatsurei-ho. É uma técnica muito completa, que envolve purificação, meditação, reflexão. Podemos dizer que o Hatsurei-ho é a jóia do Reiki pois faz-nos brilhar interior e exteriormente – trabalha Rei e trabalha ki.

Alguns exercícios de limpeza

Tratamento

Realiza o teu autotratamento com regularidade. Não num sentido obrigatório mas sim com uma disciplina alegre. Sabes que faz bem, que equilibra, portanto, serve de forma profilática ou mesmo na transformação e na busca do equilíbrio de todo o nosso ser.

Procura também receber Reiki de outra pessoa. Escolhe quem tenhas confiança e com quem te sintas bem. A experiência é diferente de praticante para praticante e ajudará a perceberes, de uma outra perspectiva, o que se passa contigo.

Elevação da consciência

A elevação da consciência representa a nossa transformação. Começamos por uma tomada de consciência de como estamos e de quem somos, para onde queremos ir. Este é o ponto de partida. Temos a sorte de na prática de Reiki termos muitas ferramentas para o desenvolvimento da nossa consciência, para que possamos atingir o satori, a iluminação. Para isso, podemos usar os cinco princípios, os poemas do imperador Meiji e ainda práticas como o nentatsu. A elevação da consciência serve para:

  • Transformação dos pensamento e, consequentemente, das ações
  • Mudança do nosso karma, ou seja, das nossas ações passadas e resgate das situações que foram prejudiciais para nós e para os outros
  • Desenvolvimento de valores como o amor incondicional e a compaixão que nos guiam para um caminho de felicidade duradoura.

 Shin Shin Kaizen

Sente o Reiki que te rodeia e o que entra em ti. Ressoa com a tua consciência limpa e elevada em cada momento da tua prática e descobrirás como é fácil tornares-te uno com o Universo.

A melhoria da mente e do corpo – Shin Shin Kaizen – pede-nos uma concentração (ligação) ao Reiki constante, dedicação, autoavaliação, desenvolvimento do amor incondicional, compaixão e vivência dos preceitos de Reiki.

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

Deixe um comentário