O autotratamento de 21 dias o que é e a obrigatoriedade

autotratamento de 21 dias de reikiApós uma sintonização de Reiki, todos os praticantes realizam um período de autotratamento de 21 dias para seu equilíbrio. A Março de 1922, Mikao Usui o fundador do Usui Reiki Ryoho, foi ao Monte Kurama para um retiro de 21 dias em jejum e meditação. Após estes 21 dias sentiu no topo da sua cabeça, um fluxo de energia. Este fluía para o seu corpo e para as suas mãos, promovendo o equilíbrio e restauração da energia. Como o Mestre Usui dizia, este método foi algo criado por ele após esses 21 dias. Antes deste período ele não tinha conhecimento nem lhe tinha sido transmitido por ninguém. Na tradição, costumamos praticar o autotratamento de 21 dias sempre que recebemos uma sintonização.

Porque fazer o autotratamento de 21 dias?

O dia da sintonização é muito especial, é como a passagem de um estado para outro, de uma forma de ser para outra forma de ser. É um marco na nossa vida onde nos tornamos predispostos à mudança e à elevação da consciência. O Mestre Usui dizia que “Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”. É uma arte pois requer habilidade, técnica, expressão. Para atingirmos a arte, temos que praticar. Secreta não por ser algo oculto, só acessível aos escolhidos. Nada disso. É uma arte secreta pois é interior, tudo se passa no interior da pessoa e isso sim, é invisível aos outros, secreto. Convida a felicidade pois estamos num processo de equilíbrio. Quando estamos equilibrados e cumprimos os cinco princípios, então estamos na felicidade e levamos aos outros a felicidade. Nesta frase do Mestre Usui, encontramos a explicação da necessidade de realizar o autotratamento de 21 dias – ele permitirá desenvolvermos a habilidade de sentir, a técnica de tratar a expressão de vivenciar Reiki no nosso dia a dia, para no íntimo sentirmos e construirmos a felicidade duradoura. Sabemos também que os 21 dias representam um ciclo na nossa vida. Tantas práticas existem com 21 dias para a mudança de algo. Parece ser um ciclo natural na nossa vida, entendido pela mente. Estes 21 dias são também um honrar do período em que o Mestre Usui esteve em retiro, findo o qual descobriu a Energia Universal, o Reiki.

As posições no autotratamento

autotratamento de Reiki

Dependendo do sistema de ensino, o número de posições pode ser diferente. Comummente são ensinadas 12 posições. Elas cobrem a cabeça, chakras ao longo do canal central energético joelhos e pés.  Alguns sistemas incluem também posições atrás. A ideia de um autotratamento é a de percorrer toda a cabeça, os principais chakras e articulações, terminando nos pés que contêm terminações nervosas que podem representar todos os nossos órgãos (seguindo a linha da reflexologia).

É obrigatório fazer o autotratamento de 21 dias?

Cada mestre encontra em si a resposta para esta prática. Uns sentirão que não, que o autotratamento é algo a ser praticado dentro da disponibilidade e disposição do praticante. Para outros há uma obrigatoriedade e no caso de falhar um dia, deve repetir os 21 dias. Só o mestre poderá dar a correta indicação ao seu aluno pois faz parte da sua metodologia de ensino e isso deve ser respeitado.

Na minha perspectiva, Reiki deve ser praticado com alegria. A disciplina é essencial para criar um espaço e tempo do Reiki na nossa vida. No entanto, se no período de 21 dias, por alguma razão, o aluno não tem o tempo o disponibilidade em determinado dia, não deve forçar ficando contrariado, isso apenas irá criar “anticorpos” à sua prática. Poderá, por exemplo, ao deitar-se colocar uma mão no chakra do plexo solar e outra no chakra cardíaco, para pelo menos harmonizar as suas emoções. Mas, esta prática deve ser uma excepção, não uma regra.

Trazer a prática de Reiki para a nossa vida, é essencial para atingirmos um equilíbrio duradouro.

Autor: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki - Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Partilhar

8 Comentários

  1. gostei mt… como sempre!! reiki e alegria 🙂

    Responder
  2. Olá. Fiz a iniciação há aproximadamente 6 meses e até hoje não consegui fazer os 21 dias de purificação. Posso recomeçar mesmo tendo passado esse tempo? Obrigado.

    Responder
    • Olá Roberto, podes sim, sem problema algum.
      Pratica diariamente e sempre com os cinco princípios.

      tudo de bom,
      João

      Responder
  3. Eu pretendo ser iniciada no final do mes e tenho lido bastante a respeito disso. Portanto ainda nao conversei com a mestra que me iniciara, mas durante esse periodo de 21 dias de autotratamento eu posso aplicar Reiki em animais, plantas e pessoas proximas ou somente ao final do meu tratamento posso comecar a aplicar em outrem?

    Obrigada

    Responder
    • Olá
      durante os 21 dias de autotratamento é preferível que te centres em ti. Claro que não fará mal se fizeres reiki aos teus animais ou plantas mas tenta focar-te apenas na prática em ti para perceber o que realmente a energia está a trabalhar em ti. Muito obrigado pela partilha

      Responder
  4. Ola. Estou na reta final dos 21 dias. Na meditaçao meu pensamento vai sempre para um plano divino, onde nao ha pessoas ou casas… só seres de luz sem corpo ou animais! A minha pergunta é se devo seguir meu “pensamento” ou canaliza-lo para alguma coisa especifica… tipo, tratamento de males ou energias. Obrigada

    Responder
    • Olá Verónica,
      estás também a fazer correctamente, segue aquilo que sentes.

      Responder
  5. Vou iniciar hoje.
    Foi me entregue um pequeno manual muito básico. Será necessário livro ou existe online algum em PDF que possamos imprimir?
    Quero levar este tratamento muito a sério é para isso se tiver a informação mais esclarecedora. Seria óptimo.
    Muito obrigada.

    Responder

Deixe um comentário